Jucetins facilita registro empresarial pela internet e Tocantins tem aumento de 50% em abertura de novas empresas

Abertura, alteração e baixa de empresas são feitos hoje no portal Simplifica Tocantins
por Philipe Ramos/Governo do Tocantins
-
Presidente da Jucetins, Thaís Coelho, afirma que a Jucetins está se tornando 100% digital - Foto: Philipe Ramos/Governo do Tocantins

Mais uma vez, o Tocantins, mesmo em pandemia, registrou aumento no número de empresas abertas. Segundo os dados da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), no primeiro quadrimestre do ano passado foram 5.730 empresas abertas, já no mesmo período deste ano foram 8.598. Um crescimento de 50%.

Esses dados acompanham a inovação digital que a Jucetins implementa para facilitar o registro mercantil. Abertura, alteração e baixa de empresas são feitos hoje no portal Simplifica Tocantins.

Mesmo que o empresário não tenha o certificado digital, o seu contador ou advogado pode utilizar a sua identidade eletrônica para dar autenticidade ao documento assinado manualmente pelo empresário.

A facilidade em registrar um CNPJ reflete diretamente na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Tocantins está há 11 meses com saldo positivo de novas vagas de trabalho.

Simplifica Digital

No primeiro quadrimestre de 2020 foram 963 processos protocolados digitalmente. Já no mesmo período deste ano foram 5.338. Um aumento de 454,31%. Nos quatro primeiros meses do ano passado, os processos digitais respondiam a 16,6% do total de protocolos, em 2021 passou para 70%.

Neste período (quadrimestre), a Jucetins esteve por mais de um mês em trabalho remoto. A mudança não atrapalhou a atividade do registro de empresas. Como tudo hoje pode ser feito pelo portal Simplifica Tocantins, não há necessidade mais de deslocamento até a sede da Junta.  

“Estamos tornando a Jucetins 100% digital. Em breve traremos mais novidades. A determinação do governador Mauro Carlesse é tornar a abertura de empresas mais fácil, sem dificuldades. Por isso, a Jucetins se beneficia da tecnologia para que o cidadão possa fazer isso no menor tempo possível”, explica a presidente da Jucetins, Thaís Coelho.

O contador Milton Júnior afirma que no início teve receio de utilizar o processo digital, pois era algo novo. Mas depois percebeu que era o melhor caminho para o seu cliente (empresário). “Agilidade e simplificação. Super fácil. Muito rápido. Em menos de 24 horas o CNPJ estava liberado”, afirmou Milton Júnior.

Edição: Philipe Ramos

Revisão Textual: Philipe Ramos

Presidente da Jucetins, Thaís Coelho, apresenta os dados que mostram o aumento no número de novas empresas no Tocantins - Philipe Ramos/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up