Jucetins capacita equipe da OCB/TO para facilitar abertura de novas cooperativas no Tocantins

Jucetins é parceira do projeto Coopera Tocantins, que visa o fomento e regularização de cooperativas
por Philipe Ramos/Governo do Tocantins
-
Servidores da Jucetins capacitam equipe da OCB/TO - Foto: Philipe Ramos/Governo do Tocantins

A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) acertou uma parceria com o Sistema OCB/TO (Organização das Cooperativas do Brasil) por meio do projeto Coopera Tocantins, que visa o fomento e regularização de cooperativas.

A pedido da superintendência da OCB no estado, o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos, e a gerente de registro mercantil da Jucetins, Cleci Cassol, deram uma capacitação à equipe da entidade na manhã da última terça-feira, 10.

Capacitação

No treinamento, Cleci e Rubens ensinaram o passo-a-passo para abrir uma cooperativa pelo portal Simplifica. Eles também informaram sobre as mudanças recentes na legislação, documentação obrigatória e assinatura digital.

A superintendente da OCB/TO, Maria José Oliveira, afirmou que a partir dessa capacitação os processos referentes às cooperativas vão ganhar mais qualidade e celeridade. “Para que nós, enquanto representantes de cooperativas, possamos dar uma boa resposta para as demandas da classe, devemos estar atualizados com as melhores práticas em relação a registro de processos”, ressaltou Maria José.

A presidente da Jucetins, Thaís Coelho, afirmou que o órgão apoia toda iniciativa que venha a contribuir com o desenvolvimento econômico do estado. “Entendemos a importância das cooperativas para a economia e quanto mais a gente puder facilitar a abertura delas vamos assim fazer, seja por meio da desburocratização em si, como por meio de capacitações como essa. Agradecemos à OCB por nos procurar e nos colocamos sempre à disposição”, disse a presidente.

Coopera Tocantins

O projeto Coopera Tocantins é uma iniciativa da OCB para fomentar a constituição de novas cooperativas e, também apoiar a regularização de cooperativas já existentes e em funcionamento, que possuem alguma pendência na Junta Comercial, Receita Federal, entre outros órgãos.

Edição: Philipe Ramos

Revisão Textual: Philipe Ramos

Jucetins orienta equipe da OCB/TO sobre como registrar uma cooperativa - Philipe Ramos/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up