Itertins realizou mutirão para atualização cadastral e Regularização Fundiária em Taguatinga.

Mutirão realizado em Taguatinga Tocantins para regularização fundiária, gerou uma grande movimentação na cidade. O Governo do Tocantins e Itertins trabalhando para garantir os direitos do povo.
por Lauro Vieira
-
Itertins atendendo em Taguatinga, mutirão de regularização de imóveis rurais. - Foto: Foto: Ruraltins/Taguatinga

Na segunda feira, 26 de julho, esteve presente no Itertins o Presidente do Ruraltins Fabiano Miranda. Na ocasião veio tratar com Presidente do órgão Dr. Divino José Ribeiro sobre uma parceria entre as duas instituições a respeito de um mutirão a ser realizado na cidade de Taguatinga no Sudeste do Estado, onde seriam feitas atualizações de cadastro e processos em abertos de terras na região. O Ruraltins cedido sua sede para realização dos trabalhos.
A partir de uma ação do Governo do Tocantins através do Instituto de Terras do Tocantins, que conta também com o programa “Essa Terra é Nossa”, que tem possibilitado a entrega de vários títulos definitivos no Estado, oferecendo uma maior segurança aos donos dessas terras, que ao ter seus documentos em mãos poderão fazer os investimentos sempre sonhados, pois são anos vivendo e trabalhando nessas terras sem poder ter uma garantia de que pudessem continuar ali com segurança jurídica.
Interessados
Foi feito uma grande divulgação dos trabalhos na cidade, e com isso houve uma grande procura dos moradores que são donos de imóveis rurais, a partir daí observamos a necessidade dessa população que mora no campo, em ter seus direitos respeitados e regularizados, através de seus documentos definitivos.
Com isso colhemos alguns depoimentos onde em suas falas interessados ressaltam esse desejo, é o caso da proprietária de duas fazendas, Beira Rio e Fazenda Ouro, Sra. Enaide, que falou um pouco deste momento, a realização do mutirão na cidade de Taguatinga, e da parceria Itertins/Ruraltins. 

“A importância da regularização das terras é que a produção da fazenda melhora, pois podemos conseguir incentivos de créditos rurais e melhoras pra nossas terras, sendo que a documentação traz mais segurança de investimentos, essa parceria dos dois órgãos contribui muito por estar em nossa cidade sem precisar do nosso deslocamento, o que geraria muita despesa”.
O Sr.Tiago Taguatinga, agricultor da região, nos fala da importância do mutirão realizado: “É de extrema importância o que está acontecendo, pois vem trazer para os produtores aqui do município, agilidade, atendimento e esclarecimento em relação a regularização, ate mesmo para quem não tá na relação, das primeiras etapas, busca orientações e consegue abrir um novo processo”. 

Com isso ficam cientes das novas etapas a ser seguida, relata que possa ter outros mutirões para beneficiar nossa região.
 

Há anos morando em Taguatinga, o Sr.Virgílio da Cunha, que veio de Minas Gerais, e se tornou proprietário de terras na região que já fazem mais de 40 anos, nos fala que: “É muito importante o que o governo do Estado esta fazendo em Taguatinga, regularizando as terras em nosso município, eu considero isso um fato muito importante, melhora a vida do produtor porque ele pode fazer seus financiamentos pequenos que ajuda muito”. 

E fala da importância que é ter o documento  para o desenvolvimento do Estado, pois não teria como vender uma terra sem documento, parabeniza o Governo por fazer essa junção trazer o governo para mais próximo do cidadão. 
Trazendo todas essas falas dos interessados podemos ver a importância do Governo Municipalista de Mauro Carlesse para o desenvolvimento do Estado do Tocantins como um todo, um Estado eminentemente agropastoril.
Evento
Com a realização dos trabalhos em Taguatinga o mutirão que começou no dia 03 de Agosto, e se estendeu até dia 13, isso devido a uma grande procura por parte dos interessados em resolver suas situações e ter seus imóveis regularizados.
Nossos colaboradores que estiveram a trabalho neste mutirão, falam da importância que foi poder ir até onde o povo está, e ajudar em todo este processo que é passar e colher informação, o que dará agilidade nas regularizações, e sentir o acolhimento deles, ver a alegria em cada rosto por estarmos ali.
Trabalhando no Itertins já algum tempo, a nossa colaboradora Jelciane Zambrano, fala sobre a realização de uma ação como esta; “ Traz muitos benefícios para o Município que recebe, pois fizemos atendimentos de pessoas carentes, não alfabetizadas e sem instrução que aguarda há vários anos uma ação local como esta, pois, jamais teriam condições de ir ate Palmas para solicitar a regularização de suas terras. Fomos muito bem recebidos pelos interessados, que ficaram muito gratos ao Governo do Estado, ao Ruraltins pela parceria e ao Itertins por proporcionar a esperança de solução a problemas antigos de posse de suas propriedades. Fiquei muito feliz em participar desse mutirão, principalmente em ver a esperança nos rostos de pessoas humildes”.
Ressalta ainda ser gratificante pro servidor publico quando trabalha e serve a um propósito que beneficia a todos.

Interessados sendo atendidos na atualização de dados cadastrais. - Foto: Ruraltins/Taguatinga
População participando e comparecendo na regularização de terras. - Foto: Ruraltins/Taguatinga
keyboard_arrow_up