Governo do Tocantins entrega Títulos em comunidade Quilombola “Barra do Aroeira” que há mais de 100 anos esperavam por tais benefícios.

Comunidade Quilombola "Barra do Aroeira" recebe títulos definitivos dentro do Programa Tocando em Frente, do Governo Municipalista de Mauro Carlesse. Com uma grande festa realizada pela Comunidade, Governador entrega os títulos que há mais de 100 anos sonhavam.
por Lauro Vieira
Na sua chegada, governador recebe produtos que são produzidos na comunidade e trazem a identidade daquele povo. - Foto: Lauro Vieira

Na sexta feira, 3, foi realizada na Comunidade Barra do Aroeira, uma grande festa para entrega dos títulos definitivos daquela Comunidade que há mais 100 anos esperava para poder ter o documento em mãos, dentro do programa Tocando em Frente, o Governador realizou o sonho secular de uma gente sofrida e que ansiava sempre por serem donos de suas terras.

Cultura

Durante o evento que teve início a partir das 10:30 da manhã, contando com várias apresentações culturais locais, como danças típicas da comunidade, apresentadas por jovens e adultos que ali preservam suas identidades e contam a história do negro Felix, que começou toda essa saga da família Rodrigues naquela comunidade quilombola Barra do Aroeira. Entre outras apresentações, teve a presença dos cantores Genésio Tocantins e Braguinha Barroso, que representam também essa cultura.

Os Títulos

O Instituto de terras do Tocantins é o órgão no Estado responsável pela confecção e entrega dos títulos das terras rurais. Com um trabalho efetivo da Presidência e seus colaboradores, esta conseguindo realizar o tão almejado sonho de oferecer esses documentos em mãos, a muitas pessoas e comunidades, como no caso, dentro do Governo Municipalista de Mauro Carlesse, através do gigantesco Programa Essa Terra e Nossa.

Depoimentos

A Presidente da Associação dos Moradores da Barra do Aroeira, Sra. Maria de Fátima em sua fala enaltece o empenho do Itertins em nome do Presidente Dr. Divino, e agradece o Governador Mauro Carlesse; “Agradeço a esses homens que veio lutando para que nós pudéssemos ter nosso documento, como disse o Dr. Divino, é uma obrigação nossa. E hoje estamos aqui tendo nosso sonho realizado. Agradeço ao Governador Mauro Carlesse, e expresso nossa alegria de poder tá recebendo nosso documento nesse dia tão especial, agradeço também o apoio que o Governo tem dado durante essa pandemia e também tenho a certeza que com esse documento, nós vamos conseguir trazer mais investimentos para nossa comunidade” na sua fala Da. Maria de Fátima enfatizou que não queremos só o peixe, mas sim o anzol para podermos pescar.

Como uma das fundadoras da Comunidade Barra do Aroeira, a Sra. Izabel Rodrigues, com uma alegria contagiante relata; “Quando eu ouvia no meu radinho lá em casa, que o Governador estava entregando títulos em várias comunidades do Estado, meus olhos chorava, será que um dia ele vai vir aqui entregar o nosso, e hoje quem chora é meu coração, mais é de alegria”.

O Juiz Océlio Nobre falou da importância deste ato de Governo, “O que acontece aqui hoje é o reconhecimento e a proteção de uma identidade de uma comunidade, que poderia ter sido feito há mais de um século!”.

Presidente do Itertins, Divino José Ribeiro em seu momento de fala, agradece ao Governador Mauro Carlesse, a confiança depositada, e em nome do Governador e demais autoridades presentes em sua fala disse; “Essa luta aqui é da comunidade, ela é antiga, e esses dois títulos que serão entregues agora é um passo nessa luta secular deles, mas não acaba aqui, pois o pleito da comunidade é mais abrangente, e o que tá acontecendo aqui hoje nos emociona. É gratificante e é uma meta de Governo, mesmo tendo uma carência estrutural e grande, e mesmo não sendo dentro do programa “Essa Terra é nossa”, é um reflexo dele. Se torna uma continuação de uma luta que vem lá de trás com a história de Felix José Rodrigues, que é uma luta muito bonita, e preservou suas tradições”. Declarou que o Governo de Mauro Carlesse é um Governo simples e direto, e faz o que a comunidade quer.

Com seu jeito simples de falar o Governador Mauro Carlesse foi bem enfático na sua fala, agradecendo as autoridades e lideranças ali presentes; “É bonito de ver o que tá acontecendo aqui hoje, ao colocar aquela capa que pertenceu a Felix José Rodrigues há 100 anos, eu me arrepiei. Teve um homem que lutou por essa comunidade, e estou muito feliz aqui junto com meus amigos em assinar a posse dessa terra, e trarei também algumas reivindicações que foram feitas para melhorias na comunidade”. Finaliza agradecendo o carinho que foi recebido e a realização daquela linda festa.

Evento

Com seus títulos em mãos e o coração cheio de alegria, a Comunidade Barra do Aroeira preparou uma grande festa para receber o Governador e sua comitiva, apresentações culturais que preservam a identidade de seu povo, entrega de mantimentos ali produzidos o que representa o extrativismo, e um povo cheio de esperança ao poder agora conseguir seus investimentos para melhorar a vida da comunidade quilombola.

Como relatou em sua fala a Dona Izabel “Os olhos e o coração choram de alegria com a realização de um sonho que há anos esperávamos”.

Governador Mauro Carlesse, no ato de sua fala em homenagem a Comunidade Barra do Aroeira. - Lauro Aguiar
Mauro Carlesse entregando título a comunidade Quilombola. - Lauro Vieira
Abraço de agradecimento pela conquista. - Lauro Vieira
Presidente do Itertins e Governador no ato da entrega do documento que da posse as terras Quilombola. - Lauro Vieria