Seminário sobre Orientações Previdenciárias é ministrado pelo Igeprev na Assembleia Legislativa

Igeprev realiza palestra previdenciária e esclarece dúvidas sobre aposentadoria, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Tocantins
por Morgana Taíse/Governo do Tocantins
-
Presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, fala sobre a importância do segurado em manter o seu cadastro previdenciário atualizado, para que possa ser emitida a simulação de benefício conforme sua situação funcional, financeira e previdenciária. - Foto: Morgana Taíse/Governo do Tocantins file_download

Foi realizado nesta segunda-feira, 25, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o Seminário sobre Orientações Previdenciárias, pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), em alusão a semana do Servidor Público.

Na oportunidade, temas como as regras previdenciárias de aposentadoria em vigor no país; orientações previdenciárias sobre o processo e trâmites que o servidor precisa saber, antes do pedido de aposentadoria; o papel do Igeprev, enquanto gestor do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS Tocantins); equilíbrio financeiro e atuarial da unidade gestora única, estrutura e organização, para manutenção dos benefícios; dentre outros importantes assuntos correlacionados, foram proferidos pelo presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, e pela gerente de Concessão e Revisão de Benefícios do Instituto, Ione Cavalcante.

Além dos temas propostos, a simulação das regras de aposentadoria, o cheque list dos documentos necessários para serem reunidos previamente, antes da solicitação da aposentadoria e outros serviços disponibilizados pelo Instituto de Previdência, para os segurados e beneficiários, tanto no Portal do Segurado, no site do Igeprev, como no Aplicativo Meu RPPS, assim como a disponibilidade dos canais de comunicação do Instituto, também chamaram a atenção dos servidores da Assembleia, que ouviram atentamente as orientações e tiraram suas principais dúvidas previdenciárias.

“Foi muito importante esse momento de esclarecimentos com os servidores da Assembleia, sobre um tema tão relevante, que é a previdência,” destaca o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia (Sindlegis), Adilson Domingos da Cruz, 

Para a gerente de Concessão e Revisão de Benefícios do Instituto, Ione Cavalcante, “é de suma importância levar aos segurados e beneficiários do RPPS-TO as orientações acerca da legislação que trata das regras para a obtenção dos benefícios previdenciários, pois a medida que tomam conhecimento, caso preencham os requisitos, podem providenciar os documentos necessários e agendar seu atendimento junto ao Instituto, para requerer seu benefício,” ressalta.

O aumento do tempo de contribuição e da idade-limite para se aposentar, tanto para homens quanto para mulheres, assim como a contribuição patronal dos aposentados, para que o sistema possa encontrar equilíbrio mediante o aumento do número de aposentados e pensionistas, foi um dos assuntos abordados pelo presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, durante o seminário. 

“Poder colaborar com o esclarecimento de um assunto de significativa relevância e complexidade como é a previdência, é poder sobretudo, compartilhar conhecimento com os segurados e beneficiários, na garantia de uma gestão séria e comprometida com os direitos previdenciários dos que colaboram diuturnamente com a construção do nosso Estado,” lembra. 

“Importante destacar que o segurado deverá manter o seu cadastro previdenciário atualizado, para que possa ser emitida a simulação de benefício conforme sua situação funcional, financeira e previdenciária. É necessário portanto, que o segurado procure o setor de Recursos Humanos de seu órgão de lotação, para verificar se existe alguma pendência funcional, a fim de acrescentar no cadastro previdenciário no Instituto,” conclui.


Como solicitar a aposentadoria

Para dar início ao processo de aposentadoria, o segurado deverá apresentar os documentos pessoais e funcionais, além da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) emitida pelo regime de previdência ao qual estava vinculado antes do ingresso no Igeprev e preencher o requerimento na sede do Instituto em Palmas, ou nas unidades do É Pra Já de Araguaína ou Gurupi. Para isso, o segurado deverá agendar atendimento, seja no Portal do Segurado ou no App, Meu RPPS.

Já em relação às aposentadorias por invalidez e compulsória, o processo é autuado no órgão/poder de vinculação do segurado, após a emissão de laudo médico pela Junta Médica Oficial (invalidez) e ao completar a idade limite de permanência no serviço público (75 anos), respectivamente. Nesses casos, também serão solicitados, ao segurado, os documentos necessários e o preenchimento do requerimento próprio do Igeprev.

Assembleia Legislativa realiza Seminário Previdenciário em alusão a semana do Servidor Público. - Foto: Morgana Taíse/Governo do Tocantins
Assembleia Legislativa realiza Seminário Previdenciário em alusão a semana do Servidor Público. - Foto: Morgana Taíse/Governo do Tocantins
movie PALESTRA IGEPREV - APOSENTADORIAS - 25 10 2021 - TV AL
keyboard_arrow_up