No Dia Mundial do Consumidor, Governo do Tocantins lança projeto inédito de Educação Financeira

por Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins
Participação Sharlles Fernando Bezerra Lima
Governo do Tocantins lança projeto de Educação Financeira - Foto: Secom/Secad/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins com o objetivo de promover a educação financeira, estimular o consumo consciente e prevenir o endividamento, lança nesta segunda-feira, 15, o Projeto de Educação Financeira, em um evento alusivo ao Dia Mundial do Consumidor, que será transmitido pelo canal do YouTube da Unitins, às 9 horas, com a palestra da economista do Instituto de Defesa do Consumidor, Ione Amorim.

O Projeto Educação Financeira, Consumo Consciente e Prevenção do Endividamento, aos servidores públicos estaduais, é resultado da união de esforços entre cinco pastas estaduais: Secretaria da Administração (Secad); Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência do Procon; Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev); Secretária da Comunicação (Secom) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Na ocasião os representantes de cada órgão assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a execução do projeto.

Para o secretário da Administração, Bruno Barreto, a sucessão de crises no país e o cenário da pandemia despertou na Administração a necessidade de levar conhecimento aos servidores sobre educação financeira. “Embora o uso do dinheiro faça parte do dia a dia, poucos sabem realmente lidar com essa tarefa. Em geral, as decisões são tomadas por impulso ou por imitação sem informações suficientes e com pouca reflexão. Nossos objetivos consistem em prevenir o endividamento, estimular o consumo consciente e proporcionar condições para tomada de decisão assertiva, em relação ao cenário financeiro no qual o servidor se encontra, bem como esclarecer sobre as modalidades de empréstimo consignado e suas consequências”, enfatiza o secretário.

Foco do Projeto

O Projeto visa informar os consumidores servidores públicos do Estado do Tocantins, bem como possíveis usuários de empréstimo consignado, oferecendo melhor proveito do benefício, por meio de capacitação. A educação financeira é uma modalidade importante para equilíbrio monetário que interfere diretamente no bem-estar do indivíduo.

Compreender e administrar as finanças, por meio de planejamento de gastos e programação de metas para compras e investimentos, produz bons resultados e evita o endividamento, estresse, desentendimento familiar e previne doenças emocionais.

Entre os desafios para a iniciativa do Projeto, segundo Bruno Barreto, estão comunicar a educação financeira de forma sustentável, torná-la atraente para os servidores, num ambiente em que eles são cada vez mais atraídos por facilidades ao crédito.

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado no dia 15 de março como forma de alertar sobre a necessidade de se preservar e proteger os direitos do consumidor.

Governo do Tocantins lança projeto de Educação Financeira - Secom/Secad/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança projeto de Educação Financeira - Secad/Governo do Tocantins