Igeprev participa de lançamento do Projeto sobre Educação Financeira, para servidores, segurados e beneficiários

O Projeto de Educação Financeira tem como finalidade a prevenção e o consumo consciente dos servidores públicos do Estado do Tocantins e os segurados do Igeprev.
por Morgana Taíse/Governo do Tocantins
-
Durante o lançamento foram apresentadas todas as etapas do Projeto, que tem como finalidade oferecer aos servidores públicos estaduais, segurados e beneficiários, as orientações necessárias sobre a Educação Financeira. - Foto: Imagem - Igeprev/Governo do Tocantins

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) participou nesta quarta-feira, 30, do lançamento do Projeto de Educação Financeira, Prevenção e Consumo Consciente, e das videoaulas que serão disponibilizadas no Canal da Proex Unitins, pelo YouTube.

Na oportunidade foram apresentadas todas as etapas do Projeto, que tem como finalidade oferecer aos servidores públicos estaduais, segurados e beneficiários, as orientações necessárias, assertivas e seguras sobre a Educação Financeira.

No Projeto, participam dessa parceria, a Secretaria da Administração – Secad, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Jeciju) por meio da Superintendência do Procon; a Secretária da Comunicação (Secom), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e o Igeprev-TO. Na ocasião, os gestores realizaram os últimos ajustes para dar início à implementação nas secretarias.

O secretário da Administração, Bruno Barreto, destaca que a gestão Mauro Carlesse é sinônimo de desenvolvimento e inovação. "Um projeto tão robusto como esse de Educação financeira, reforça o comprometimento do governador Mauro Carlesse com a inovação na gestão e desenvolvimento do nosso capital humano. Em um esforço conjunto entre as Pastas, nós pretendemos levar conhecimento aos servidores, de modo a prevenir o endividamento, estimular o consumo consciente e proporcionar condições para tomada de decisão assertiva, em relação ao cenário financeiro no qual o servidor se encontra," ressaltou.

O Projeto de Educação Financeira tem como finalidade a prevenção e o consumo consciente dos servidores públicos do Estado do Tocantins, tanto para os servidores ativos, como também para os servidores inativos, aposentados e pensionistas.

Trata de uma reunião de esforços no sentido de promover a máxima participação possível dos servidores, segurados e beneficiários do Igeprev, no sentido de oferecer as devidas orientações necessárias, sobre como ter e manter a saúde financeira e cuidar preventivamente das finanças no cotidiano. 

À implementação do referido Projeto de Educação Financeira vai ser através de cinco videoaulas gravadas por servidores de áreas e competências afins aos temas propostos, em uma plataforma digital da Unitins, de forma didática, simples e muito dinâmica.

De acordo com a servidora e gerente de Planejamento do Igeprev, Bárbara Gomes, o Projeto de Educação Financeira é de suma importância para os inativos e pensionistas, e tem o intuito de levar conhecimento aos segurados sobre a importância de manter o equilíbrio financeiro. “Fazer parte dessa equipe de colaboradores e facilitadores é muito importante para cada um de nós. Tentarmos levar até os segurados e beneficiários, informações e orientações, para que a Educação Financeira faça parte de seu dia a dia, de maneira colaborativa é mais que um dever,” pontuo.   

Entre alguns dos importantes assuntos a serem abordados no breve curso sobre Educação Financeira, voltado para servidores, segurados e beneficiários do Igeprev, destacam-se: Como ocorre a migração de consignados da folha dos servidores ativos, para a folha dos inativos, de acordo com a Instrução Normativa n° 01, de 15 de dezembro de 2020; a inclusão de consignados na folha de pagamento após a autorização expressa do segurado ou beneficiário; as orientações sobre os juros que não podem ser superiores aos juros do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); o alerta sobre a segurança das senhas previdenciárias e bancárias, sobretudo, as senhas para efetivação de consignados, que não devem ser repassadas para estranhos; como se informar sobre a credibilidade e credenciamento dos Bancos e Instituições Financeiras, entre outras importantes orientações assertivas, para os servidores, segurados e beneficiários se sentirem seguros quando forem optar pela manutenção da saúde financeira, após aposentadoria.

“O Projeto de Educação Financeira visa orientar os aposentados e pensionistas a administrar as suas finanças por meio de um planejamento de gastos e a programação de metas, para compras e investimentos, de modo a produzir bons resultados e evitar o endividamento, o stress, além de prevenir doenças emocionais,” alerta a servidora e responsável pelo setor de Convênios e Consignados do Instituto, Naildes Aires de Almeida.

Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, a saúde financeira dos servidores, segurados e beneficiários é de primordial prioridade e importância tanto para o Igeprev como para o Governo do Estado do Tocantins. “Ter um equilíbrio financeiro é, sobretudo, ter o termômetro assertivo para novas oportunidades, para aprender mais sobre a inadimplência, os prejuízos financeiros e como sair de maneira consciente através dessa norteadora ferramenta que é o curso de Educação Financeira, para ter uma vida mais saudável e com longevidade financeira e segurança,” salientou.

Presidente Sharlles Fernando ressalta que a saúde financeira dos servidores, segurados e beneficiários é de primordial prioridade e importância tanto para o Igeprev como para o Governo do Estado do Tocantins. - Foto – Morgana Taíse
keyboard_arrow_up