Prorrogado o prazo para as Conferências Municipais de Educação da CONAE

por Marizan Carvalho da Silva

O Fórum Nacional de Educação (FNE) em uma Reunião Preparatória para a IV CONAE, decidiu por meio das comissões permanentes prorrogar o prazo final para realização das Conferências Municipais de Educação. O novo prazo vai até o dia 31 de janeiro de 2022. As demais etapas cumprem o calendário já informado -  sendo a etapa Estadual no período de 1º de março a 30 de abril de 2022, culminando para a Conferência Nacional de Educação em 23, 24 e 25 de novembro de 2022.

Na última Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Educação – FEE/TO, que aconteceu no dia 18 de agosto de 2021, o colegiado já havia decidido por unanimidade estender o prazo das Conferências Municipais  para o período de 1º de agosto a 15 de dezembro de 2021, com esta decisão do FNE de estender  até 31 de janeiro de 2022 os municípios ganham mais tempo para  uma melhor preparação e mobilização de suas Conferências.

Para a professora Maria de Lourdes Leoncio, Coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE/TO), a prorrogação desse prazo favorece maior participação da comunidade na etapa Municipal da CONAE.  “Penso que é acertada a prorrogação do prazo, nós do Fórum Estadual de Educação, já havíamos ampliado este prazo, e agora seguiremos as orientações do FNE, haja vista as inúmeras atividades que os educadores e dirigentes educacionais estão envolvidos neste retorno das atividades híbridas nas escolas e, com isso a prorrogação favorece maior participação de todos", destacou.

CONAE/2022

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Por meio da CONAE, o Fórum Nacional da Educação – FNE e o Ministério da Educação - MEC buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública.

A IV CONAE será realizada em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022 e tem como tema: “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”.