Novos coordenadores do Fórum Estadual de Educação são eleitos para o biênio 2021/2023

por Cláudio Paixão/Governo do Tocantins
-
professora Maria de Lourdes
Maria de Lourdes Leôncio Macedo é a nova coordenadora do Fórum Estadual da Educação do Tocantins - Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

Em reunião on-line, realizada na última terça-feira, 11, os membros do Fórum Estadual da Educação do Tocantins (FEE/TO) elegeram os novos coordenadores para o biênio 2021/2023. O Fórum é um órgão de caráter permanente, composto por 35 entidades que tem como objetivo promover a participação da sociedade no acompanhamento das políticas da educação.

Foi eleita como coordenadora-geral do Fórum a professora Maria de Lourdes Leôncio Macedo, representante da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). No biênio anterior, Maria de Lourdes já integrava a composição do FEE como coordenadora da Comissão Permanente de Mobilização e Divulgação.

Maria de Lourdes Leôncio Macedo é formada em História, pela Universidade Estadual de Maringá e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Professora concursada da rede estadual de ensino, atualmente é superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc.

Para ela, a grande missão do Fórum Estadual da Educação do Tocantins é fortalecer os fóruns municipais. “O professor Alan Bitar tinha esse propósito, mas em função da pandemia da Covid-19 não foi possível desenvolver esse trabalho por completo, o que nos propomos a dar continuidade”, pontuou.

Como coordenador de Monitoramento e Sistematização foi escolhido Odenilson Pereira de Sousa, representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME/TO; e para a Comissão de Mobilização e Divulgação ficou Robson Vila Nova Lopes, membro titular do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE/TO).

FEE/TO

Instituído em 2010, o FEE/TO é um órgão de caráter permanente e tem como um dos principais objetivos fomentar a participação da sociedade na formulação, no acompanhamento, na avaliação e no controle social das políticas públicas da educação no Estado do Tocantins.

O FEE tem como finalidade fomentar a criação dos fóruns municipais, coordenar as conferências estaduais e municipais de educação, acompanhar e avaliar a implantação de suas deliberações.

Durante seu período de atuação, tem servido de mediador entre os diversos setores da sociedade e poder público. Entre as atribuições do Fórum está também o acompanhamento do cumprimento dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação do Tocantins.

keyboard_arrow_up