FEE/TO Participa de reunião com Dirigentes Municipais de Educação, realizada pela UNDIME/TO

por Marizan Carvalho Silva
Coordenadora do FEE-TO, Maria de Lourdes Leoncio, falando sobre o calendário da CONAE 2022, durante encontro com Dirigentes Municipais. - Foto: FEE/TO

A coordenadora do Fórum  Estadual de Educação (FEE/TO), professora Maria de Lourdes Leoncio e o Secretário Executivo Marizan Carvalho, participaram nesta nesta terça-feira, 31 de agosto, do Encontro Técnico Presencial com os Dirigentes e Técnicos das Secretarias Municipais de Educação, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

O encontro está sendo promovido pela União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO), até o dia 01 de setembro, e conta com a presença de Dirigentes e Técnicos das Secretarias Municipais de Educação, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Cerca de 190 vagas foram disponibilizadas para a reunião.

Dentre os assuntos da pauta,  destaca-se  o calendário das Conferências da CONAE 2022,  o retorno das aulas presenciais no formato híbrido: principais obstáculos e planejamento, os programas educacionais do Ministério da Educação, como Educação Conectada, Plano de Ações Articuladas, Brasil na Escola, Sistema Simec e PDDE Interativo, Cacs Fundeb e outros.

Em sua participação na pauta,  a professora Maria de Lourdes, trouxe orientações e informações  sobre  o calendário das Conferências Nacional de Educação e respondeu perguntas de Dirigentes das Secretarias Municipais de Educação sobre a realização das  etapas municipais, que acontecem do período de 1º de agosto a 15 de dezembro de 2021.

Para Maria de Lourdes  é de suma importância a participação dos municípios nas Conferências. “Essa é a grande oportunidade dos municípios de  analisarem e avaliarem o Plano Municipal de Educação (PME) e de inserir novas temáticas dentro dos eixos que serão debatidos na CONAE 2022”, ressaltou.

Já para a Secretária Municipal de Educação de Gurupi, Amanda Pereira Costa,  a participação efetiva dos municípios nas etapas municipais da CONAE é a garantia de políticas públicas efetivas. “ A importância da mobilização em prol da CONAE é justamente para que parta dos municípios as propostas que serão implementadas nos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Educação; porque é no município que as coisas acontecem e  de lá deve partir a garantia de políticas públicas”, destacou.

Encontro Presencial com os Dirigentes e Técnicos das Secretarias Municipais de Educação, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). - FEE/TO
Maria de Lourdes - Coordenadora do FEE/TO, Amanda Pereira Costa - Secretária Municipal de Educação de Gurupi, Rute Soares - Equipe Técnica da UNDIME/TO, Isabel Rocha - Secretária Municipal de Educação de Formoso do Araguaia e Marizan Carvalho- Secretário Executivo do FEE/TO, durante reunião técnica com Dirigentes Municipais. - FEE/TO