FEE realizará 1ª Reunião Ordinária do Biênio 2021-2023

por Marizan Carvalho da Silva
-
Tema da CONAE 2022. - Foto: FNE

O FEE/TO - Fórum Estadual de Educação realizará no próximo dia 18 de agosto, a 1ª Reunião Ordinária do Biênio 2021-2023.  Composto por representantes  de entidades, poder público e sociedade civil organizada, o FEE/TO conta com a participação de 35 membros.

Entre os assuntos da pauta, destaca-se a CONAE 2022, que  cumpre calendário para as Conferências Municipais de Educação, no período de  1º de agosto a 31 de outubro de 2021, para as etapas Estaduais e Distrital, de 1º de março a 30 de abril de 2022, culminando para a Conferência Nacional de Educação em 23, 24 e 25 de novembro de 2022.   Para o Coordenador de Mobilização e Divulgação do FEE/TO,  Robson Vila Nova, essa é oportunidade para que de forma coletiva a sociedade civil e o poder público possam avaliar as políticas publicas decorrentes do Plano Nacional de Educação vigente (2014-2024) e participar do planejamento  e discussões para a elaboração de forma democrática do Plano de Educação que vigorará no próximo decênio (2024-2034).  “Nossa expectativa é de mobilizar todo o território tocantinense por meio das instituições que compõem o Fórum Estadual de Educação para que tenhamos Conferências democráticas que garantam a participação social  em todas as suas etapas. Esse é a oportunidade para avaliarmos de forma coletiva os desdobramentos dos Planos de Educação vigentes e  garantir que o Plano do próximo decênio represente as expectativas e necessidades prioritárias para a educação do Tocantins", destacou.

A Plenária acontecerá no dia 18 de agosto de 2021, das 09 as 12h, de modo virtual.  

CONAE 2022

A CONAE se constitui no espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos e todas participem do desenvolvimento da Educação Nacional. Por meio da CONAE 2022, o FNE e o Ministério da Educação – MEC buscam garantir a melhoria contínua da qualidade da Educação brasileira, com referência social. Esse princípio levou a construção de uma Conferência que provocasse o debate em questões que já conhecemos há algum tempo, mas que afloraram, com grande intensidade, nesses tempos de pandemia, comprometendo o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e, por consequência, a garantia de um Padrão Nacional de Qualidade da Educação. Por tudo isso, a CONAE 2022 tem como tema: Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira.

 

MISSÃO FEE/TO

Instituído em 2011, o FEE/TO é um órgão de caráter permanente, composto por diversas entidades que têm como objetivo avaliar e propor políticas públicas de educação. Durante seu período de atuação, tem servido de mediador entre os diversos setores da sociedade e poder público. Entre as atribuições do FEE/TO está também o acompanhamento do cumprimento dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação do Tocantins.

 

Robson Vila Nova, Coordenador de Mobilização e Divulgação do FEE/TO. - Foto: Divulgação
keyboard_arrow_up