Conferências de Educação terão início em agosto

por Marizan Carvalho Silva

A quarta Edição da Conferência Nacional de Educação (CONAE)  está marcada para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, com o tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade:  compromisso com o futuro da educação brasileira."  Realizada a cada quatro anos, representa um espaço democrático, acessível e articulado do poder público e sociedade para promoção do desenvolvimento da educação nacional.

Dentre os assuntos da pauta, a quarta Edição da  CONAE, contemplará os temas: Novo PNE 2024 - 2034; Sistema Nacional de Educação; Educação Nacional, abordando aspectos como formação de professores e continuada; BNCC - Currículos; financiamento, entre outros; e Equidade e Qualidade na Educação.

Assim, visando  a culminância  para a quarta Conferência Nacional de Educação (CONAE/2022),  o Fórum Nacional de Educação divulgou recentemente o calendário de ações a serem realizadas em âmbito municipal, estadual e distrital.  O cronograma prevê que as conferências municipais aconteçam de 1º de agosto a 31 de outubro de 2021. Já as Conferências Estaduais e Distrital de Educação acontecerão entre 1º de março a 30 de abril de 2022 e a Conferência Nacional de Educação em 23, 24 e 25 de novembro de 2022.

Com isso, o Fórum Estadual de Educação do Tocantins - FEE/TO, como espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado, de caráter permanente de articulação, que tem por finalidade coordenar a Conferência Estadual de Educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações, além de promover as articulações necessárias entre os fóruns de educação dos municípios, enviou no último dia 05 de julho, ofício aos prefeitos dos 139 municípios ratificando a importância da criação ou restruturação desses fóruns, como espaços de articulação entre o governo e a sociedade civil, em âmbito municipal, a fim de potencializar o debate em torno da educação nacional e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), bem como dos seus planos municipais e Estadual de Educação (PEE).

Para a professora Maria de Lourdes Leoncio, Coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE/TO), a criação e implementação de fóruns municipais de educação, com vista à realização da CONAE/2022, é prioridade, no momento. “O Fórum Estadual de Educação do Tocantins está para atender toda a comunidade nas demandas que envolvem a educação. Na gestão anterior do Fórum, o professor Alan Bitar pretendia desenvolver a implementação dos fóruns municipais de educação, no entanto por causa da pandemia e outras situações não houve tempo suficiente para isso. Na nova gestão trabalharemos para a criação e implementação dos fóruns municipais de educação nos 139 municípios, visando participação efetiva na realização da CONAE/2022, além de acompanharmos as ações do Plano Estadual de Educação como pauta permanente,” pontuou.

Durante o processo de implantação dos FME, o Fórum Estadual de Educação - FEE/TO estará a disposição para dirimir quaisquer dúvidas, e subsidiar nas ações de organização do Fórum Municipal, as secretarias municipais de educação e as prefeituras poderão contatar os professores: Maria de Lourdes Leôncio Macedo/Coordenadora do Fórum Estadual de Educação, telefones (63) 3218-6145 e (63) 98136- 9386 e Robson Vila Nova Lopes, Coordenador de Mobilização e Divulgação, telefone:  (63) 3218-1408 e/ou Email: feetocantins@gmail.com .

Link para os Documentos CONAE 2022.

Professora Maria de Lourdes Leoncio (Malu), Coordenadora do Fórum Estadual de Educação. - SECOM/TO