CONAE - Etapa Municipal: Araguaína discute Políticas Públicas Educacionais

por Marizan Carvalho Silva
Participantes da CONAE-Etapa Municipal em Araguaina. - Foto: FME/Araguaína.

O Fórum Municipal de Educação (FME) de Araguaína promove nos dias 20 e 21 de outubro de 2021, a  Etapa Municipal da IV Conferência Nacional de Educação (CONAE).  Araguaína é o primeiro município a realizar a Etapa municipal da Conferência.

O evento de abertura, que aconteceu na noite de ontem (20), de modo presencial e pela plataforma do You Tube  contou com elevado público composto por representantes da sociedade civil organizada, educadores, autoridades e de membros do colegiado do FME de Araguaína.

Com o tema "Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira’, a quarta edição da Conferência Nacional de Educação (Conae) está marcada para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022.  Realizada a cada quatro anos, a conferência acontece nas etapas Municipal, Estadual e Nacional e representa um espaço democrático, acessível e articulado do poder público e sociedade para a promoção do desenvolvimento da educação nacional. A Etapa Municipal acontece no período de 01 de agosto a 31 de janeiro de 2022, nos 139 municípios.

Para a Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Araguaína , Silvinia Pereira de Souza,  a CONAE- Etapa municipal está sendo realizada em um momento de grande importância para a Educação, pós pandemia, em que há necessidade de um novo planejamento para a construção de uma Educação de Qualidade. “A socialização das práticas eficientes e inovadoras, a avaliação das ações, metas e estratégias do PME, o fortalecimento do Sistema de Educação possibilitará a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes em toda a rede.  A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação.  Estou muito otimista com o evento”, destacou.

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE-TO) Maria de Lourdes Leoncio Macedo, destacou que para guiar os municípios, o Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE/TO) se coloca à disposição para sanar quaisquer dúvidas e subsidiar nas ações de organização e acrescentou que a participação efetiva dos municípios nas etapas municipais da CONAE é a garantia de políticas públicas efetivas. “A importância da mobilização em prol da CONAE é justamente para que parta dos municípios as propostas que serão implementadas nos respectivos municípios, e que as referidas propostas ampliem as discussões em nível estadual e nacional; A realização das conferências é uma oportunidade de discussões e novos encaminhamentos visando melhorias nas políticas públicas educacionais municipal, estadual e nacional, frisou.

A  programação alusiva Conferência em Araguaína continuará nesta quinta feira, 21 de outubro.