Colinas realiza CONAE com mais 7 municípios

por Marizan Carvalho Silva
Maykon Dhonnes de Oliveira Cardoso - Coordenador do Fórum Municipal de Colinas; professora Leila Alves da Costa Monteiro - Secretária Executiva do FME, professora Odaléa Barbosa de Sousa - Secretária de Educação de Colinas, Patrícia de Sousa Pereira - Secretária Adjunta - durante Conferência Intermunicipal em Colinas. - Foto: SEMED/COLINAS. file_download

A Secretaria  Municipal de Colinas e o Fórum Municipal de Educação realizam nos dias 18 e 19 de novembro de 2021 a  IV Conferência Nacional de Educação (CONAE) na modalidade intermunicipal.  A Conferência no município conta com a participação de 130 representantes da Educação dos seguintes municípios: Arapoema, Couto Magalhães, Guaraí, Bernardo Sayão, Brasilândia, Itapiratins, Nova Olinda, Juarina, Nova Olinda, Palmeirantes, Presidente Kennedy e Tupitatins.

O evento de abertura, que aconteceu na manhã de ontem (18), de modo presencial e pela plataforma do You tube  contou com público composto por representantes da sociedade civil organizada, educadores, autoridades e de membros do colegiado do FME de Colinas e dos munícipios participantes.  Na programação de abertura a professora Drª Jocyléia Santana, da Universidade Federal do Tocantins ministrou a palestra magna com o tema:   Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. Já o palestrante professor Robson Vila Nova, presidente do Conselho Estadual  de Educação  (CEE-TO) ministrou  palestra sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e demais eixos.

Para o Coordenador do Fórum Municipal de Educação de Colinas,  Maykon Dhonnes de Oliveira Cardoso, a programação alusiva à CONAE- etapa Intermunicipal promove a reintegração dos municípios da região noroeste do Estado em torno das políticas públicas educacionais. "O Fórum Municipal de Educação de Colinas do Tocantins em um trabalho articulado com a Secretaria Municipal de Educação  realizou a Conferência Intermunicipal de Educação, sendo um um marco para a história de Colinas, pois promove a reintegração dos municípios da região noroeste do Estado do Tocantins", frisou.

Já para a Secretária Municipal de Educação de Colinas, Odaléa Barbosa de Sousa, a Conferência é o início de um trabalho articulado em prol da qualidade da educação nos municípios que fazem parte da região. “Essa é uma oportunidade que os municípios envolvidos estão tendo de refletir as avaliações de seus planos de educação, o que refletirá na qualidade da educação de seus municípios, considerando o Documento Referência da CONAE.  O próximo passo será a apresentação das propostas de análises para o decênio 2024-2034, ao Fórum Estadual de Educação, na etapa Estadual”, destacou.

A  programação da Conferência em Colinas, sob a condução da Secretaria Municipal e do FME, continuará nesta sexta feira (19) com os debates e exposição dos eixos e subeixos, que após finalização enviarão ao  FEE/TO relatório final, atas e nomes dos delegados representantes para Etapa Estadual prevista para acontecer em Palmas, em março de 2021.

Abertura da IV CONAE em Colinas. - SEMED/Colinas.