Campos Lindos institui Fórum de Educação e realizará CONAE

por Marizan Carvalho Silva
Membros do FME de Campos Lindos em primeira Reunião Ordinária. file_download

O município de Campos Lindos -TO, que ainda não possuía Fórum de Educação,  instituiu recentemente, e realizará a CONAE- Etapa Municipal nos dias 29 e 30 de novembro de 2021. Localizado na região  norte do estado e com uma população estimada de 10.505 habitantes, o município sabe da importância do Fórum para o município na garantia de políticas públicas e no planejamento e destinação de recursos.

No último IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) o município teve média 4,5 – Anos iniciais do ensino fundamental (Rede pública) e 3,5 – Anos finais do ensino fundamental (Rede pública) e taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade de 92,8 %.  A rede Municipal é composta por 08 escolas do Ensino Fundamental e 01 do Ensino Médio.

Para o atual Coordenador do Fórum Municipal de Educação e Coordenador Técnico na Secretaria de Educação, professor Agno Soares Gil, o município de Campos Lindos ganha um importante suporte para a qualidade da Educação. “Com a instituição do Fórum Municipal de Educação, o nosso município ganha maior suporte na elaboração de políticas públicas; o FME é uma grande conquista da sociedade civil organizada que esteve junto na luta pela sua criação”, pontuou.

A Secretária Municipal de Campos Lindos, professora Suzeley Dias Galdino  acredita que o Fórum Municipal de Educação permanente no município é uma  grande conquista para a educação municipal e um momento de reforço para o compromisso com a educação no município. “A instituição do Fórum Municipal de Educação  é um momento onde reforçamos o compromisso com a educação, onde todas as esferas da sociedade se reúnem e firmam a ideia de que o Fórum se forma não pertencendo apenas a gestão municipal, ou a secretaria de educação, mas ao município como um todo para discutirmos ações para além do Plano Municipal e planejar o futuro de Campos Lindos", destacou.

De acordo com a Secretária, a realização da CONAE é um importante espaço de planejamento da educação brasileira. "Por meio da Conferência  nas etapas Municipal, Estadual e Nacional, a CONAE hoje é o ato mais democrático  da educação Brasileira onde nos permite com criticidade avaliar, monitorar e perceber as lacunas que não foram preenchidas e porque não foram preenchidas, e assim discutir avanços e melhorias nas políticas públicas educacionais,” destacou.

Secretária de Educação de Campos Lindos, professora Suzeley Dias Galdino Bernardi. -
Agno Gil Soares - Coordenador do FME de Campos Lindos e Coordenador Técnico da Secretaria de Educação. - FME/Campos Lindos.