Semana Nacional de Trânsito: conscientizar e educar para um trânsito mais seguro

Estão programadas palestras, apresentações teatrais e blitzes educativas em diversas cidades do Estado.
por Celso Gick
-
- Foto: Foto: Felix Carneiro

Um conjunto de ações está programado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO) para marcar o decorrer da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano tem o tema: No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.  

A abertura oficial está prevista para às 9h desta sexta-feira, 17, com uma palestra para alunos e professores na ETI Padre Josimo Tavares, na quadra 301 Norte, em Palmas, com a participação do presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, diretor técnico do Órgão, Luã Henrique Ferreira, Polícia Rodoviária Federal, além de outras autoridades. 

A semana acontece anualmente no período de 18 a 25 de setembro em todo país, quando instituições, entidades e empresas ligadas ao segmento promovem ações educativas direcionadas à obtenção de um trânsito mais seguro e humanizado. 

Estão programadas palestras, apresentações teatrais e blitzes educativas em diversas cidades do Estado. Entre elas, está a apresentação do “Projeto TocaTrânsito: diversão e conhecimento para um trânsito mais seguro”, o qual possui a meta de distribuição de revistas lúdicas e educativas em mais de cem cidades Tocantinenses, em parceria com escolas e empresas privadas.

As atividades que integram a campanha promovida pelo DETRAN/TO serão divulgadas por meio das redes sociais do órgão: @detranto no Instragram e Detran Tocantins no Facebook.

Para o presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, a realização da Semana Nacional do Trânsito (SNT) é muito importante porque traz para o debate e lembra a todos que mudanças de atitudes contribuem muito para um trânsito mais seguro e humanizado. “Todos os envolvidos precisam perceber sua parcela de responsabilidade e que passem a adotar procedimentos que contribuam para diminuição de riscos e preservação de vidas”, destacou.

SNT

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o intuito de incentivar e promover junto à sociedade um trânsito mais seguro e, consequentemente, redução no número de acidentes e preservação de vidas.

Com esse propósito, por meio de ações de conscientização direcionadas à educação, à engenharia e à fiscalização, conforme as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

O Governo do Estado, por meio do DETRAN/TO, segue realizando boas ações através da educação para o trânsito, fiscalização preventiva e segurança.

Por: Celso Gick

Edição: Jorge Valeriano

- Felix Carneiro
Foto: - Felix Carneiro
keyboard_arrow_up