Presidentes de órgãos estaduais do trânsito participam do 70º Encontro Nacional de Detrans, em Palmas

Nesta quinta-feira, 30, e sexta, 1º de outubro, o Tocantins sediará a 70ª Edição do Encontro Nacional dos Detrans
por Celso Gick - Ascom DETRAN/TO
-
Sede do DETRAN/TO

O 70º Encontro Nacional dos Detrans que acontece nesta quinta-feira 30 de setembro e sexta, 1º de outubro, em Palmas, terá a participação de presidentes de Detrans, de dirigentes da Associação Nacional de Detrans (AND) e de integrantes de outras instituições relacionados à gestão do trânsito no país. A abertura deste encontro será feita pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

O encontro promovido pela AND, que acontece desta vez no Tocantins, terá como tema: Tecnologias, soluções e melhorias para o setor do Trânsito. Ao final, será elaborada pelos presidentes de Detrans participantes a Carta do Tocantins, com as conclusões obtidas nos grupos de trabalhos realizados durante o encontro.

A programação ao longo dos dois dias de evento contará com painéis temáticos e grupos de trabalho. No primeiro dia, serão abordados assuntos como Placas Mercosul, Lei de Proteção de Dados (LGPD) nos Detrans, ISSO 27001, Segurança da Informação no Transacionamento de Dados e Registros, Cursos da ADN, Monitoramento de Exame Prático de Direção Veicular, Regramento do Exame Toxicológico na Base Nacional e Relatório do Grupo de Trabalho da AND - Revisão da Resolução do Contran.  

Já no segundo dia, serão abordados vários assuntos, dentre eles: DETRAN/TO - Mudanças e Melhorias para o Cidadão na Pós-Pandemia, Segurança da Informação, Municipalização, Alterações do CTB pela Lei de Conversão da MP 1.050/21 e impactos aos Detrans e Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesão no Trânsito (PNATRANS) e Carro Clonado.

Para o presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, que também é vice-presidente da AND na região Norte, a realização do encontro em Palmas traz satisfação, mas também maior responsabilidade para os gestores públicos que precisam cada vez desenvolver ações com o objetivo de obter maiores níveis de segurança no trânsito e, consequentemente, menor número de acidentes e redução de perdas de vidas em nosso Estado. “O encontro nos proporciona trocar informações, atualizações e nivelamento de conhecimentos. Além de ser uma oportunidade para trazermos novas formas de proceder, tecnologias e conhecimento para o Tocantins”, disse.   

Para esta edição, são aguardadas as participações de todos os presidentes dos Detrans do país. O 69º Encontro Nacional de Detrans aconteceu em Brasília (DF) no mês de junho, onde foram tratados assuntos em eixos temáticos como Revolução e Interação Digital, Políticas Públicas e Fortalecimento Institucional e Segurança de dados. 

Prevenção

Em cumprimento aos protocolos contra a disseminação da Covid-19, o hotel onde vai acontecer o encontro, adotou um conjunto de procedimentos recomendados pelos órgãos de saúde. Disponibilizando álcool em gel em todos os ambientes, uso obrigatório de máscaras, cumprimento às normas de distanciamento social e capacidade com número limitado de pessoas.

AND

A Associação Nacional dos Detrans (AND) é uma entidade civil, constituída pelos dirigentes em exercício, dos departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal, com personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica e sem fins lucrativos. Tendo como objetivo congregar os Departamentos Estaduais de Trânsito para o estudo e solução das questões relevantes relacionados com o trânsito e sua legislação, bem como desenvolver o intercâmbio e representar seus associados junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O Governo do Tocantins, por meio do DETRAN/TO, apoia as ações voltadas ao fortalecimento de instituições e práticas que visam à melhoria da gestão. 

 

Por Celso Gick

Edição: Jorge Valeriano

Sede do DETRAN/TO - Felix Carneiro
keyboard_arrow_up