Presidente do DETRAN/TO ouve demandas da classe de concessionárias e distribuidoras de veículos

Demandas do setor de veículos automotores foi apresentada pelo empresário e presidente do Sincodiv/TO ao presidente do DETRAN/TO.
por *Marco Antônio Gama / Ascom Detran/TO
-
Cláudio Alex Vieira (DETRAN/TO) e Carlos Humberto Silva (Sincodiv/TO) - Foto: *Félix Carneiro/Governo do Tocantins

O encontro aconteceu nesta terça-feira (31), na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO), em Palmas. O presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, recebeu a visita do empresário e presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv/TO), Carlos Humberto Silva, que apresentou as demandas do setor de veículos automotores.

Um dos principais assuntos debatidos durante a visita, foi a reivindicação da categoria pela adesão do DETRAN/TO ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que foi implantado em fevereiro deste ano, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Renave tem por objetivo facilitar os processos de transferência de propriedade de veículos.

Além da transferência eletrônica de propriedade, o sistema oferece ainda outras funcionalidades, como controle e livro eletrônico de estoque, de transferências e de movimentações de veículos entre lojistas. Entre janeiro e agosto de 2021 foram emplacados 9.147 veículos em todo o estado do Tocantins, um crescimento de 32% em relação aos 6.919 emplacados no mesmo período do ano passado. 

Outro ponto demandado pelo presidente do Sincodiv/TO, foi a regulamentação para o uso de Placas de Experiências que são destinadas aos estabelecimentos cujas atividades do CPNJ têm os objetivos de comercializar, fabricar, montar ou executar reformas e recuperações de veículos automotores, sejam eles novos ou usados. A Placa de Experiência é caracterizada pela cor verde e utilizada da mesma forma que a placa convencional.

Sobre as demandas apresentadas ao DETRAN/TO, o presidente do Sindicov/TO, Carlos Humberto Silva, comenta, “As concessionárias e oficinas precisam com frequências testar os veículos em condições reais de uso e para isso se faz necessário circular em meio ao trânsito da cidade. A placa além de oferecer identificação do veículo no trânsito contribui para a segurança do proprietário em casos de eventuais multas e infrações de trânsito aplicadas ao veículo, quando em posse do estabelecimento”.

O Presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, ressaltou a importância do diálogo entre as instituições e afirmou que está sempre disposto a ouvir as demandas de todos os segmentos da sociedade que envolvam os serviços ligados ao Órgão. “Todo diálogo que provoque uma mudança positiva é válido. Os anseios trazidos aqui pelo represente dos empresários do setor serão apreciados internamente com a maior celeridade possível”.

Há de se ressaltar o emprenho do Governo do Tocantins, por meio do DETRAN/TO, para buscar oportunidades através de boas práticas legais, para fortalecer o empresário tocantinense e favor a sociedade do Estado.

 

Por *Marco Antônio Gama

Supervisão: Jorge Valeriano

Revisão Textual: Sualla Marinho

keyboard_arrow_up