Dia do Servidor é lembrado com homenagem a funcionários pelo DETRAN/TO, com programação na sede em Palmas

Servidores do DETRAN/TO foram homenageados em animada confraternização, que contou com apresentação musical, café da manhã, ação na área da saúde e sorteio de brindes.
por Celso Gick/Ascom DETRAN/TO
-
A programação contou com pronunciamentos do presidente Claúdio Alex Vieira, vice Jasson Quirino da Silva e diretores. - Foto: Felix Carneiro/Ascom DETRAN/TO file_download

Comprometimento para disponibilizar serviços com qualidade que atendam as necessidades dos usuários são propósitos que unem os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO). Em reconhecimento a essa dedicação, o órgão promove atividades para homenagear o Dia do Servidor, comemorado nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, com ações o dia inteiro na sede do órgão, em Palmas. 

Os integrantes de seu quadro de funcionários, sem fazer diferença de serem concursados ou contratados, têm como princípios trabalhar por um atendimento eficaz, cumprimento da legislação, um trânsito mais seguro e, em última instância, preservar vidas. 

Atualmente, o DETRAN/TO tem 645 servidores, 253 na sede e postos de atendimento, em Palmas, e 392 nas circunscrições regionais de trânsito (Ciretrans) nos municípios do interior do Estado. 

A dedicação ao trabalho ficou evidente no começo da pandemia, quando o DETRAN/TO manteve o atendimento, sendo o único dos órgãos estaduais de trânsito do país que nunca interrompeu a disponibilização dos serviços. 

Somente nos nove primeiros meses deste ano, cerca de 187.678 usuários agendaram atendimento presencial na sede ou em outras unidades da autarquia, pelo sistema implantado no site (www.to.gov.br/detran), disponibilizado já no início da pandemia. Neste período, foram realizados cerca de 40 mil atendimentos por mês. 

Como destaca a gerente de Gestão de Pessoas do DETRAN/TO, Ludimila Barros Vila Verde, os servidores, com suas ações e atitudes, na sede ou nas outras unidades, fazem o órgão existir como instituição pública e nos permitem prestar serviços fundamentais à sociedade. “Percebemos a dedicação e seriedade dos servidores, que entendem a responsabilidade da nossa área de atuação e dos serviços que oferecemos”, disse. 

O servidor Geovane Frazão é um funcionário com quase três décadas de atividade no DETRAN/TO. Ele começou a trabalhar no órgão há 27 anos na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araguaína, depois se transferiu para a Ciretran de Porto Nacional e atualmente na Sede. “Esse tempo em que trabalho no DETRAN/TO, numa primeira avaliação, me fez progredir como pessoa, melhorando meu modo de falar, me postar e o relacionamento interpessoal”, afirmou. 

Programação sede 

Para lembrar o Dia do Servidor, o DETRAN/TO promoveu uma homenagem aos integrantes do seu quadro de pessoal, nesta quinta-feira, 28, na sede do órgão, em Palmas. A programação contou com pronunciamento do presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, aos servidores do órgão, café da manhã, apresentação musical com talentos da instituição e ação na área de saúde, com, aferição de pressão arterial, dicas para uma vida mais saudável e sorteio de brindes.

Ressalte-se que nenhum dos serviços prestados pelo DETRAN/TO deixou de ser prestado aos usuários. O presidente, Cláudio Alex e toda a diretoria, parabenizaram todos os servidores pela data, ressaltando os serviços prestados e destacando que, os avanços alcançados são frutos da união de todos “Todos juntos, estamos colhendo os frutos que semeamos e seguiremos fazendo nosso trabalho com dedicação”.

Instituição da data 

A data foi instituída em 1937, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil. Todas as leis que regem os direitos e deveres daqueles que atuam diretamente nos Serviços Públicos constam no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Por esse motivo, o dia 28 de outubro foi escolhido para a comemoração do Dia do Servidor Público e reconhecimento destes profissionais.

O Governo do Estado,  por meio do DETRAN/TO,  tem realizado progressos para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos tocantinenses.

Por Celso Gick 
Edição: Jorge Valeriano 

Atendimentos nos demais setores do órgão foram realizados normalmente nesta quinta-feira (28). - Felix Carneiro/Ascom DETRAN/TO file_download
keyboard_arrow_up