Dia do Ciclista: DETRAN/TO parabeniza aqueles que são apaixonados pelo movimento em duas rodas

Dia do ciclista, além de ser um convite à prática do esporte e uma homenagem aos que usam esse tipo de veículo, também é um lembrete aos cuidados que devem ser tomados no trânsito, não só pelos ciclistas como todos os agentes que transitam pelas vias públicas.
por por * Heloylma Pereira - Ascom DETRAN/TO
-
Dia do ciclista - Foto: Félix Carneiro

O Dia do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, homenageia a todos os que utilizam a bicicleta como esporte, lazer ou mesmo como meio de transporte para suas atividades. Atualmente, esse tipo de veículo vem sendo cada vez mais usado para a prática de atividade física, diversão e locomoção cotidiana.

A data, além de ser um convite à prática do esporte e uma homenagem aos que usam esse tipo de veículo, também é um lembrete aos cuidados que devem ser tomados no trânsito, não só pelos ciclistas como todos os agentes que transitam pelas vias públicas.

Seguindo a tendência dos grupos apaixonados pelo movimento em duas rodas, o “Bodes de Bike”, criado em agosto de 2017, é formado por maçons, que tinham como objetivo integrar e incentivar os integrantes da organização a praticar o pedal em conjunto. “Identificamos na época que muitos irmãos participavam de grupos de bike e, pensamos, então, por que também não nos unir neste objetivo, disse Jamir Lourenço Filho, um dos integrantes do Bodes de Bike.

Para que todos aproveitem em segurança as qualidades que esse tipo de veículo pode oferecer, o gerente de Fiscalização e Segurança, Matorama Silva, relembra os cuidados para quem transita em uma bicicleta nos parques, ruas e avenidas. “Como os demais veículos, a bicicleta também deve possuir alguns equipamentos obrigatórios, que são estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como, por exemplo, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e o espelho retrovisor do lado esquerdo.  Além do capacete, luvas, roupas claras ou chamativas e óculos para proteger os olhos, contra os insetos e possíveis detritos do asfalto”, explicou.

O presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, reafirma a preocupação do departamento com os ciclistas. “Nós acreditamos que para um trânsito ser seguro e eficiente é necessário que todos estejam cientes do seu papel e sua responsabilidade. O DETRAN/TO está comprometido em promover a cidadania e o exercício da empatia no trânsito, em todos os segmentos, com o objetivo de propiciar um trânsito humanizado.”, afirmou.

O Governo do Estado e o DETRAN/TO parabenizam todos os ciclistas que cumprem com seu dever e contribuem para que tenhamos um trânsito mais humano e seguro.

Memória

O Dia Nacional do Ciclista, comemorado no dia 19 de agosto, foi escolhido em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que foi uma vítima fatal do trânsito brasileiro sendo atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul, em Brasília – DF.

 

*Estagiária sob supervisão de Jorge Valeriano

Edição: Jorge Valeriano

Correção Textual: Sualla Marinho

 

Integrantes do grupo Bode de Bike. - Jamir Lourenço Filho
keyboard_arrow_up