DETRAN/TO realiza abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito no Tocantins com ação educativa em Palmas

Programação contou com palestra, apresentações artísticas e distribuição de material educativo. SNT, que acontece de 18 a 25 de setembro em todo país, neste ano tem como tema: No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.
por Celso Gick
-
- Foto: Félix Carneiro

Os alunos da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, em Palmas, tiveram um dia diferente, nesta sexta-feira, 17, quando assistiram a palestra e apresentações artísticas, que de uma forma lúdica repassaram noções básicas de segurança no trânsito. 

As atividades promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO) marcam a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Tocantins.

Em todo o país, anualmente de 18 a 25 de setembro, são realizadas ações para divulgar a importância da participação de todos para um trânsito mais seguro e humanizado.

Participaram da programação o presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, o diretor técnico do órgão, Luã Henrique Ferreira, a gerente de Educação para o Trânsito, Claudineide Lourenço, o chefe de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins (PRF), Carlos Henrique Cavalcante, a diretora da instituição de ensino, Luciana Kramer, professores e servidores.

A aluna Isabela Alves de Andrade, 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, assistiu à apresentação entusiasmada. "Gostei muito. Aprendi muitas novidades, como o jeito certo de atravessar a faixa de pedestre, a necessidade de usar cinto de segurança e os riscos do motorista falar ao celular enquanto dirige. Também achei divertido os bonecos e a apresentação de fantoches", disse.

Para a diretora da escola, Luciana Kramer, a educação para o trânsito direcionada aos alunos tem extrema importância porque leva conceitos de urbanidade, civilidade e cidadania a este público. "Eles, conscientes de suas responsabilidades farão sua parte e também influenciarão seus familiares para obedecer às normas e contribuir para um trânsito mais seguro", disse.

O presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, na abertura da programação, ressaltou aos alunos participantes, que atualmente eles são crianças, mas que no futuro serão os adultos que estarão em atividade profissional, sendo os principais responsáveis por um trânsito seguro. "Mas hoje nosso propósito é que vocês cresçam conscientes dos deveres e obrigações no trânsito e nos auxiliem influenciando os pais, colegas e amigos, para que respeitem as normas tanto como passageiros, pedestres e condutores", disse.

Durante a SNT, serão promovidas palestras, apresentações teatrais e blitzes educativas em Palmas e em cidades do interior do Estado. Entre elas, a apresentação do Projeto TocaTrânsito: diversão e conhecimento para um trânsito mais seguro, por meio do qual serão distribuídas revistas lúdicas e educativas em cerca de cem cidades tocantinenses, em parceria com escolas e empresas.

As atividades que integram a Semana Nacional de Trânsito desenvolvidas pelo DETRAN/TO serão divulgadas também por meio das redes sociais: @detranto no Instragram, Detran Tocantins no Facebook e pelo site www.to.gov.br/detran.

Conscientização

A Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, acontece todos os anos no país, com o objetivo de incentivar e promover junto à sociedade um trânsito mais seguro e, consequentemente, redução no número de acidentes e preservação de vidas.

O Governo do Estado, por meio do DETRAN/TO, prossegue promovendo atividades em todos o Tocantins voltadas à educação, à fiscalização e à segurança. Esse conjunto de ações visa a contribuir para uma melhoria na qualidade de vida da população tocantinense.

Por Celso Gick
Edição: Jorge Valeriano
 

- Foto: Félix Carneiro
Foto: Félix Carneiro -
Foto: Félix Carneiro -
Foto: Félix Carneiro -
Foto: Félix Carneiro -
keyboard_arrow_up