Detran/TO participa de operação realizada para promover tranquilidade nas provas do Enem

A aplicação das testes aconteceram neste domingo, 21, e prosseguirão no próximo dia, 28 de novembro, em 31 municípios tocantinenses.
por Celso Gick - Ascom Detran/TO
- Foto: Ascom/Detran file_download

Cerca de 20 agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) participam da operação promovida por órgãos relacionados à Segurança Pública  para garantir maior tranquilidade na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Tocantins. A aplicação das provas aconteceu neste domingo, 21, e terá continuidade no próximo, 28 de novembro, em 31 municípios tocantinenses.

Os exames estão sendo realizados em escolas da rede pública e privada de ensino, somando 123 instituições, para um público de 28.603 estudantes com inscrições confirmadas.

Segundo o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, Matorama Silva, órgãos e instituições estão atuando de forma integrada, porém cabe ao Detran/TO colaborar para a manutenção da segurança no trânsito de forma mais efetiva. "Queremos que todos cheguem com segurança e voltem para suas casas com tranquilidade", explicou.

As equipes de agentes de trânsito do Detran/TO estão atuando em cidades como Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Guaraí, Araguaína e Araguatins.

A operação integrada direcionada para colaborar na realização das provas conta com a participação de órgãos e instituições, como Detran/TO, Correios, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC) e Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Em âmbito municipal, as ações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Ações Integradas (SIOP), que tem à frente a Polícia Militar devido ao convênio firmado com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela realização das provas.

Edição: Jorge Valeriano

Revisão Textual: Sualla Marinho