DETRAN/TO assina convênio com município de Araguaína para reforçar segurança no Trânsito

O presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, assinou convênio nesta terça-feira, 24, na sede do órgão, em Palmas. Estavam presentes, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, e a deputada estadual Luana Ribeiro. Iniciativa facilita parceria para ações preventivas e educativas, além de agilizar troca de informações e serviços.
por *Marco Antônio Gama
-
Presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, e o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, firmam parceria, na presença da deputada estadual, Luana Ribeiro - Foto: Félix Carneiro

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO), Cláudio Alex Vieira, assinou o Termo de Convênio nº 01/2021, nesta terça-feira, 24, na sede do Órgão, em Palmas. Na ocasião estavam presentes, o prefeito do município de Araguaína, Wagner Rodrigues, e a deputada estadual Luana Ribeiro. 

Com essa parceria, o DETRAN/TO, por meio dos fiscais de trânsito, atuará em conjunto com os agentes municipais de trânsito, da Agência Municipal de Segurança Transportes e Trânsito de Araguaína (ASSTT), na garantia do cumprimento das normas estabelecidas na legislação de trânsito, com ações preventivas e educativas. 

A iniciativa, amparada pela Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de propiciar a ação conjunta das forças, impactará na elevação dos níveis de segurança e na redução do número de acidentes, ocasionando, por consequência, queda na demanda por atendimentos na área da saúde. 

Condutores, proprietários de veículos, pedestres e participantes do trânsito serão os principais beneficiados com a parceria, que possibilitará também a unificação do licenciamento, a simplificação e a celeridade de transferências de veículos e prontuários de condutores entre as unidades da Federação, entre outros serviços, conforme prevê o artigo nº 22 do CTB.

Para o presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, iniciativas com esta contribuem para a agilidade e a efetividade das ações voltadas a aumentar a segurança no trânsito de Araguaína. “Com a parceira firmada, o Estado e o Município vão atuar juntos e passarão a compartilhar as responsabilidades que possuem na gestão do trânsito. As forças serão somadas e mais resultados positivos colhidos”, afirmou.

O Governo do Estado, por meio do DETRAN/TO, tem reforçado seu compromisso em oferecer uma gestão, voltada, cada vez mais, para o desenvolvimento dos municípios tocantinenses, garantindo, assim, um trânsito mais seguro e consciente a toda a população.

* Marco Antônio Gama (estagiário)

Supervisão: Jorge Valeriano

Revisão Textual: Sualla Marinho
 

Presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, assina termo de convênio - Félix Carneiro
Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, assina termo de convênio -
Deputada estadual, Luana Ribeiro, firma documento, que define termos da parceria entre instituições - Félix Carneiro
keyboard_arrow_up