Aumenta em mais de 100%, o número de provas teóricas e práticas aplicadas pelo DETRAN/TO para obtenção de CNHs

Entre janeiro e outubro de 2020 foram aplicadas 30.903 provas teóricas e práticas, enquanto que em 2021 esse número alcançou 64.749.
por Celso Gick - Ascom DETRAN/TO
-
- Foto: Félix Carneiro file_download

O número de provas teóricas e práticas aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO), por meio da Gerência da Banca Examinadora, registrou um aumento de 109,5%, no comparativo com os primeiros dez meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e outubro de 2020 foram aplicadas 30.903 provas teóricas e práticas, enquanto que em 2021 esse número subiu para 64.749.  

A maioria das provas teóricas e práticas foi aplicada na sede do DETRAN/TO em Palmas, onde esse número aumentou de 8.095, nos primeiros dez meses de 2020, para 13.409 no mesmo período de 2021, com uma elevação de 65,64% no comparativo. 

A segunda maior quantidade de testes realizados ocorreu no Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araguaína, onde a quantidade de usuários interessados em portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cresceu de 5.448 candidatos, de janeiro a outubro de 2020, para 10.736, nos dez primeiros meses de 2021, indicando uma elevação de 97,06%, na relação entre os dois períodos.

O terceiro maior volume de provas aplicadas ocorreu no Posto de Atendimento do DETRAN/TO de Taquaralto, na Capital, em que foram realizadas 3.240, nos primeiros dez meses de 2020, contra 7.058, no mesmo período de 2021, apontando um crescimento de 117.83%, na relação com o mesmo período no ano anterior.

O quarto maior número de testes aplicados ocorreu na Ciretran de Gurupi. Nessa unidade foram realizados 2.985 testes, de janeiro a outubro de 2020, aumentando para 4.966, nos mesmos dez meses de 2021, indicando um crescimento de 66,36% no comparativo. 

Segundo o gerente da Banca Examinadora do DETRAN/TO, Amélio Cunha, esse crescimento aconteceu devido à disponibilização de um maior número de datas para a realização dos testes e o empenho em atender um maior número de usuários. “A prestação desse serviço foi melhor estruturada para receber de uma forma mais ágil e acessível as pessoas, que nos procuram para a realização das provas”, explicou. 

Para o diretor de Operações do DETRAN/TO, Marcos Jair de Aguiar, a ampliação da quantidade de testes aplicados tem o objetivo de melhor atender à demanda crescente de usuários interessados em obter a CNH e conduzirem regularizados. “Nossa intenção é oferecer um serviço mais ágil e desburocratizado, que atenda da melhor forma às necessidades dos usuários. Com esse intuito, trabalhamos por uma elevação do número de condutores capacitados e, consequentemente, um trânsito mais seguro”, afirmou.

O Governo do Tocantins, por meio do DETRAN/TO, trabalha para atender com maior rapidez e eficácia a população tocantinense, para possibilitar acesso aos serviços de uma forma mais descomplicada, favorecendo assim a obtenção de um trânsito mais humanizado e com menos acidentes.

Por Celso Gick

Edição Jorge Valeriano

keyboard_arrow_up