A campanha Maio Amarelo já terminou, mas o Detran/TO ressalta a importância da conscientização e alerta todos sobre a prática do Respeito e Responsabilidade no Trânsito

Para o Detran/TO,o Maio Amarelo vai além de relembrar aos cidadãos tocantinenses a importância de praticar atitudes corretas no trânsito e sobre o papel que cada um exerce nesse ambiente.
por *Douglas Alencar / Assessoria de Comunicação Detran/TO
Ações Maio Amarelo - - Foto: Félix Carneiro

O mês de maio tem sido um marco anual para os órgãos de trânsito brasileiros desde a criação do Movimento Maio Amarelo, em 2014. Para o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO), esse período vai além de relembrar aos cidadãos tocantinenses a importância de praticar atitudes corretas no trânsito e sobre o papel que cada um exerce nesse ambiente, há também a necessidade de fazer um trânsito mais seguro em todos os meses do ano.

Nos últimos dois anos, em função da pandemia do novo coronavírus, novas formas de comunicação ganharam espaço. Para que as informações e orientações chegassem ao público, as ações do Movimento Maio Amarelo foram realizadas de forma digital, através de conteúdo audiovisual nas nossas redes sociais; compartilhamentos em diversos meios, como aplicativos de mensagens e emissoras de TV e rádio.

O DETRAN/TO, também realizou blitz educativa, em caráter de exceção e seguindo as medidas de saúde e segurança que o momento atual exige, tudo isso para levar conscientização sobre o trânsito e atingir o maior número de pessoas em todo o Estado.

Segundo o diretor técnico, Luã Henrique Ferreira, a atenção e os cuidados no trânsito devem continuar. “Esse trabalho de conscientização não pode parar. Devido ao cenário atual, continuaremos com o compartilhamento de ações e informações através das nossas redes sociais, contando sempre com a participação da população para que a disseminação dessas informações alcance o maior número de cidadãos tocantinenses”.

Tão importante quanto a participação da população, são as parcerias com empresas privadas e órgãos públicos, que estão avançando e cada vez mais vão estando mais presentes nestas campanhas. Para o presidente do Detran/TO e Vice-Presidente da Associação nacional dos Detrans (AND), Claudio Alex Vieira, essas parcerias fortalecem a confiança da sociedade no trabalho realizado pelo órgão. “É gratificante contar com o apoio do Governo do Estado, das prefeituras municipais durante a realização de nossas ações, não somente no mês de maio, mas durante todo o ano”.

A participação de empresas e entidades, são importantíssimas para que a sociedade saiba da importância da educação no trânsito, alinhando dispositivos e auxiliando para que a realização do trabalho abrangente e de qualidade, seja perene.

Apesar do Maio Amarelo 2021 ter acabado, o trabalho em busca de um trânsito mais seguro e usuários mais responsáveis permanecerá ativamente durante todo o ano. O foco é a conscientização e preservação à vida, isso deve ser o fator de motivação e desenvolvimento. Ações que ensinem e ajudem a diminuir o número de acidentes e vítimas nas ruas e rodovias do Estado, só alcançam o objetivo com a participação de toda sociedade.

O Governo do Estado, por meio do Detran/TO, vem dando sua contribuição apoiando as campanhas “Maio Amarelo”. Neste ano o tema central é - No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas!”. Respeito e Responsabilidade – Pratique isso no Trânsito.

Edição: Jorge Valeriano

Revisão Textual: Sualla Marinho