Taquaruçu Grande: equipes avançam e combatem linhas de fogo nas chácaras

Todo o perímetro está sendo monitorado e avanço sobre o fogo ocorre à medida que as chamas descem as encostas
por Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
-
05. Força-tarefa combate fogo em Taquaruçu Grande, depois de as chamas descerem as encostas - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Pelo segundo dia consecutivo, os trabalhos de combate aos incêndios florestais se concentram nessa área, Taquaruçu Grande, na Serra do Lajeado, cerca de 10km de Palmas. A ação é encabeçada pelos órgãos que integram a Força-tarefa, com quase 30 homens.

As encostas da Serra do Lajeado, em Taquaruçu Grande, são o grande desafio, por terem mais de 500 metros de altura em alguns pontos e serem muito íngremes, dificultando o acesso dos bombeiros militares e brigadistas aos focos de incêndios.

A estratégia da Força-tarefa é permanecer na região de chácaras, ao pé da serra, e avançar conforme as chamas descem, e assim eliminar a ameaça de queima das propriedades.

Na tarde desta quarta-feira, 1º de setembro, diversos focos foram extintos. “Os focos que não foi possível combater, está sendo monitorado e acompanhado com muita atenção”, assegurou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Outros parceiros que integram a Força-tarefa são: Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Estadual de Combate a Incêndios Florestais/Secretaria de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), e Defesa Civil Municipal de Palmas.

04. Força-tarefa combate fogo em Taquaruçu Grande, depois de as chamas descerem as encostas - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
02. Bombeiro militar combate fogo em Taquaruçu Grande, onde as chamas ameaçam propriedades - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Ao descer as encostas, fogo ameaça destruir chácaras em Taquaruçu Grande - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up