Secretário da Cidadania e Justiça recebe gestores de Porto Nacional para firmar parceria junto ao Programa Novo Tempo

por Marcos Miranda/Governo do Tocantins
A Prefeitura de Porto Nacional será a responsável pela disponibilização de insumos - Foto: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, juntamente com o Superintendente do Sistema Penal, Orleanes de Sousa Alves, e a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Renata Duarte, receberam no gabinete, na manhã desta quinta-feira, 10, a equipe da Prefeitura de Porto Nacional para apresentar os avanços do Programa Novo Tempo e realizar a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para parceria em prol da fabricação de artefatos de concreto e melhorias para o município. A reunião seguiu todos os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19.

Com a assinatura do documento, a Prefeitura de Porto Nacional será a responsável pela disponibilização de insumos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e moldes para a fabricação dos artefatos de concreto. Já a Seciju ofertará os serviços da mão de obra, por meio das pessoas privadas de liberdade da Unidade Penal de Palmas e os materiais produzidos serão utilizados em obras públicas do município.

Durante a reunião, o secretário Heber Fidelis colocou a estrutura da Seciju à disposição da Prefeitura de Porto Nacional e ressaltou a importância da parceria. “Mais um projeto do Programa Novo Tempo que impactará positivamente e de forma direta na sociedade, indo ao encontro da proposta do governador do Estado, Mauro Carlesse, que visa uma gestão municipalista”, disse.

Para o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, a assinatura de mais uma parceria é a coroação dos bons resultados alcançados por meio do Programa, que traz capacitação e desenvolvimento. “A parceria firmada por meio do Programa Novo Tempo contribuirá com o município melhorando os acessos e a estética da cidade, resultando em benefícios diretos para a comunidade e também para os custodiados com a oferta de capacitação e trabalho, promovendo de fato a reintegração social”, enfatizou.

De acordo com a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso da Seciju, Renata Duarte, esse Acordo de Cooperação torna-se um instrumento importante no fomento à qualificação profissional e novas oportunidades às pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade. “Temos bons exemplos de parcerias similares como Dianópolis e Colmeia. Estamos trabalhando para ampliar as condições para viabilizar e ampliar as possibilidades e garantias de direitos”, disse.

Porto Nacional

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, acompanhado pelo secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Porto Nacional, Marcílio Parente, falou sobre a satisfação em estar se unindo ao Programa. “Eu já tinha conhecimento acerca do Programa Novo Tempo. Estamos juntando o útil ao agradável, contribuindo na reinserção social dos custodiados, além de trabalhar políticas públicas para o município. Nós acreditamos neste projeto e faremos nossos melhores esforços a fim de desenvolvê-lo”, concluiu.

Edição: Maria Gabriela/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Maria Gabriela/Governo do Tocantins

A reunião seguiu todos os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19 - Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Durante a reunião, o secretário Heber Fidelis colocou a estrutura da Seciju à disposição da Prefeitura de Porto Nacional - Marcos Miranda/Governo do Tocantins