Seciju promove Curso de Ações Operacionais Policiais para policiais penais de Palmas

Formação é promovida pela Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen/TO) e ocorrerá até o dia 4 de dezembro, com 80horas/aulas
por João Pedro Gomes/Governo do Tocantins
-
O Curso de Ações e Operações Policiais é coordenado pela Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins - Foto: Divulgação Seciju file_download

Com a finalidade de aprimorar o trabalho executado pelos servidores nas unidades penais do Tocantins, a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju) está promovendo mais uma edição do Curso de Ações e Operacionais Policiais (CAOP), desta vez em Palmas, com a participação de aproximadamente 100 policiais penais, divididos em duas turmas. A formação começou nesta segunda, 22, e segue até 11 de dezembro, totalizando 80 horas de capacitação para cada turma. 

A agente analista em execução penal e coordenadora pedagógica da Esgepen/TO, Luciana Porto, explicou sobre a finalidade do Curso. “O CAOP faz parte do Programa Valorizar, voltado para ações amplas que visam a valorização do servidor. Nele estão sendo abordados os três eixos principais: segurança, gestão e qualidade de vida, reforçando o compromisso da Pasta em manter o efetivo da Polícia Penal em constante aperfeiçoamento, mantendo o nível de atuação elevado promovendo benefícios a toda sociedade”, pontuou. 

Já a policial penal da Unidade Penal Feminina de Palmas, Elaine Lourenço, destacou que a capacitação acrescenta conhecimentos necessários para os servidores do Sistema Penal. "É um curso que agrega muito para a nossa profissão e que possui professores muito bons que trazem para nós o que precisamos aprimorar dentro da nossa realidade. A primeira aula foi sobre saúde mental, e acredito que seja fundamental, pois o nosso trabalho é muito estressante e devemos saber lidar com essas situações", pontuou. 

 

Capacitação

Dentre as disciplinas ministradas estão: Saúde do Trabalhador, Teoria de Armamento e Tiro, Ambientação Calibre 12, Noções de Inteligência, Direitos Humanos e Lei de Abuso de Autoridade, Noções de Intervenção Tática, Habilitação em Tiro Policial de Pistola .40, Noções de Operações com cães, Sobrevivência Administrativa, Abordagem Policial, Rotinas e Procedimentos nas Unidades Penais, Algemação, Noções de Escolta, Limpeza e Manutenção de Armas, Inteligência Emocional, entre outros treinamentos e capacitações práticas.

 

CAOP 2021

O Curso de Ações e Operações Policiais - 2021 é coordenado pela Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen/TO) e pela Coordenação da Gerência de Administração e Operações Penitenciárias da Seciju. 

Ao todo, 400 vagas foram disponibilizadas pelo edital, contemplando as 25 unidades penais do Estado. O curso finalizará no início de 2022, sendo desenvolvido em oito edições para policiais de todas as unidades penais. Nesta edição, o curso contempla servidores da IV e V Regiões Operacionais entre 22 de novembro e 11 de dezembro, com parte teórica desenvolvida na Esgepen/TO e prática executada na Unidade Penal de Palmas. 

Edição: Lauane dos Santos/ Governo do Tocantins

Ao todo, 400 vagas foram disponibilizadas pelo Edital, contemplando servidores das 25 unidades do Estado - Divulgação Seciju file_download
keyboard_arrow_up