Seciju inicia campanha para alertar sobre a importância do cuidado à saúde mental e qualidade de vida dos servidores da Pasta

A Campanha reflete sobre a priorização da saúde mental, com dicas simples que podem trazer mais calma e menos estresses durante o trabalho
por Lauane dos Santos/Governo do Tocantins
Gestoras de alguns setores da Seciju se uniram para fazer a entrega dos cartões e laços amarelos aos servidores..jpeg

Esta sexta-feira, 10, começou diferente para os servidores da sede e anexos da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que, ao chegarem nos seus postos de trabalho, se depararam com um laço amarelo, um bombom e um cartão com o título “Cuide da sua saúde mental no trabalho” e 15 tarefas simples para executar pelas próximas três semanas do mês, a fim de refletir e cuidar da saúde, visando a própria qualidade de vida e preservação da saúde física e mental.

A campanha faz alusão ao Dia de Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado nesta sexta-feira e ao Setembro Amarelo, com diversas ações propostas até o fim do mês. Para o secretário da Pasta, Heber Fidelis, os servidores são responsáveis por manter e prestar serviços à população com qualidade e, sendo assim, é necessário refletir e sensibilizar em prol da saúde destas pessoas que estão trabalhando na Pasta.

“A proposta é fazer com que nossos servidores reflitam sobre como estão cuidando da própria saúde física, emocional e mental, especialmente neste contexto de Pandemia em que estamos vivendo, uma vez que qualidade de vida de um servidor saudável reflete na sua vida pessoal e profissional. Este é um assunto que tratamos com seriedade e temos buscado, em todos os setores, levar este alerta de que saúde mental é assunto sério e deve ser prioridade”, afirma o gestor.

Ações

A campanha começou na quinta-feira, 9, com uma palestra sobre o Setembro Amarelo junto aos gestores do Sistema Penal e chefes das Unidades Penais para discutir a valorização e saúde mental do servidor. Já nesta sexta, a Seciju realizou a entrega dos cartões nas mesas e locais de trabalho dos servidores da Sede e anexos, além de fixar panfletos nos banheiros e murais com mensagens de reflexão sobre a valorização da vida e cuidado com a saúde mental.

A ação determinada pelo secretário Heber Fidelis, foi coordenada pela Gerência de Recursos Humanos, em conjunto com a Superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rute Andrade, Diretora de Direitos Humanos, Sabrina Ribeiro, Gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Nazaré Carneiro e  Assessora de Comunicação, Shara Rezende.

“É muito importante que possamos ter atenção com a saúde mental nossa e do próximo porque estamos tão ocupados com o trabalho e rotina que, muitas vezes, esquecemos de cuidar de nós mesmos como deveríamos e como não é algo fisicamente de início, muitos deixam de observar, por isso o foco da nossa campanha é de valorização da vida e atenção à saúde mental e qualidade de vida”, explica a gerente de Recursos Humanos da Seciju, Jacyara Ribeiro.

Nas próximas semanas, a Seciju realizará atividades como palestras, exercícios laborais, e campanhas nas redes sociais para ampliar e reforçar esta reflexão.  Também faz parte da Campanha uma palestra online voltada à representantes municipais, promovida pela Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, sobre a desconstrução dos mitos da violência autoprovocada, com a psicóloga Leny Meire, da área técnica de saúde mental para a prevenção da violência autoprovocada.

Algumas tarefas simples como “elogie um colega”; “em momento de estresse, tire dois minutos para respirar profundamente”, foram pensadas para refletir sobre a necessidade de cuidar da saúde mental no trabalho - Lauane dos Santos/Governo do Tocantins