Metodologia de treinamento sobre execução de recursos de convênios é levada pelo Depen para outros Estados com capacitação ministrada por servidora da Pasta

Servidores do Depen e a diretora de Planejamento e Convênios da Seciju ministram treinamento sobre execução de convênios para servidores que atuam na área em outros Estados.
por Lauane dos Santos/Governo do Tocantins
-
O curso é promovido pela Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e ocorrerá até o dia 26 de novembro. - Foto: Divulgação Seap/Governo da Paraíba file_download

Um treinamento sobre execução de convênios desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Seciju está sendo levado para servidores que atuam na área em outros Estados. A equipe de instrutores é composta por servidores do Depen e conta com a participação da diretora de Planejamento e Convênios da Seciju, Bárbara Risomar, que está em João Pessoa, na Paraíba, ministrando o "Treinamento Plataforma + Brasil e Legislação Atualizada 2021".

A diretora da Seciju e instrutora do Depen, Bárbara Risomar, explica o funcionamento do curso. “O Depen promove esses cursos com objetivo de contribuir para a melhoria das rotinas administrativas das áreas que trabalham com execução de Convênio. A formação segue metodologia de trabalho utilizada na Seciju desde 2018, instrumentalizando as equipes técnicas com capacitação para melhorar a execução dos convênios federais, como resultado do empenho dos gestores da Pasta, Heber Fidelis e Geraldo Cabral, em aplicar os recursos captados para melhorar a execução penal.  É uma honra participar dessa equipe de instrutores do Depen, pois é um trabalho muito gratificante e levo para a Seciju novas experiências para melhorar nosso trabalho”, destacou.

O curso é promovido pela Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o evento ocorrerá até o dia 26 de novembro na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa. A capacitação está sendo realizado para gestores e membros que atuam em projetos e na execução de licitações com o intuito de aperfeiçoar da utilização da Plataforma por esses profissionais. Dentre os temas abordados estão: Introdução e elaboração de projetos para convênios, Transferências Fundo a Fundo, Legislações de Convênios atualizadas, Plataforma + Brasil, Prestação de contas financeiras.

Adilson Pereira da Silva, Agente Federal de Execução Penal, Coordenador de Formalização de Instrumentos de Repasses da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Depen, falou sobre a intenção deste treinamento. "Estamos trazendo esse treinamento para os Estados, e hoje estamos aqui na Paraíba, para auxiliar desde o envio das propostas, execução e prestação de contas."

O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Sérgio Fonseca pontuou a importância desse treinamento para a Seap. "Esse curso vem integrar um conjunto de ações que a Seap vem promovendo no sentido de qualificação do seu servidor e aprimoramento dos serviços penais oferecidos. A parceria com o Depen é de grande importância para o desenvolvimento da Seap. Essas ações fazem parte dos objetivos do nosso Planejamento Estratégico em nos tornar referência no Sistema Penitenciário a nível nacional."

Os encontros que acontecerão nos turnos da manhã e tarde vão até o dia 26, na próxima sexta-feira.

(Com informações da assessoria de comunicação da Seap - Paraíba)

keyboard_arrow_up