Custodiados da Unidade Penal de Palmeirópolis realizam limpeza do Centro Municipal de Educação Infantil Pequenos Brilhantes

Três pessoas privadas de liberdade realizaram a limpeza do pátio e podaram árvores no CMEI de Palmeirópolis
por Gabriela Santos/ Governo do Tocantins
-
3 custodiados realizaram a limpeza do pátio e podaram árvores no CMEI de Palmeirópolis - Foto: Divulgação Seciju

Executando o Programa Reeduca Tocantins criado pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, que disponibiliza mão de obra prisional para realizar manutenção de Escolas e diversos órgãos públicos, a Unidade Penal de Palmeirópolis, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou, no último dia 28, com a colaboração de três custodiados, a limpeza do pátio e poda das árvores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequenos brilhantes.

Segundo o custodiado V. R. S., o sentimento foi de satisfação ao participar pela primeira vez de uma ação de limpeza fora da Unidade Penal. “Me sinto contente em fazer parte de uma ação de limpeza em uma unidade de educação em Palmeirópolis, assim me fiz voluntário e vi um grande ponto positivo em poder ajudar a sociedade”, disse.  

Para o chefe da Unidade Penal, Ronaldo Martins, a ação é resultado de um trabalho mútuo, onde a educação municipal oferta escolarização aos custodiados, e a Unidade Penal disponibiliza a mão de obra prisional para manutenção de escolas e centros de ensino.  “Estamos dando efetividade a um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde eles ofertam vaga de estudo aos reclusos da unidade penal e em contrapartida nós prestamos serviço de limpeza e reformas dos estabelecimentos de ensino”, explicou. 

A secretária Municipal de Educação de Palmeirópolis, Hildene Macedo, conta que o ensino ofertado aos custodiados é na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oficinas pedagógicas. “Em troca temos a prestação de serviços pelas pessoas privadas de liberdade do Sistema Prisional que contribui com a limpeza de escolas, pinturas, organização dos telhados, além de tudo que eles puderem contribuir com sua mão de obra”, disse. 

Edição: Shara Rezende/ Governo do Tocantins

Revisão Textual: Shara Rezende/ Governo do Tocantins

keyboard_arrow_up