Com o tema "Política sobre Drogas", Seciju realiza capacitação para conselheiros municipais de Colinas do Tocantins

Gerência de Prevenção Contra as Drogas ministrou formação para colaboradores dos CRAS, CREAS e CAPS e conselheiros municipais de Colinas do Tocantins sobre políticas de prevenção e tratamento contra as drogas
por João Pedro Gomes/Governo do Tocantins
-
Capacitações auxiliam conselheiros e profissionais municipais a terem os conhecimentos necessários para elaboração de projetos e efetivação de ações de combate às drogas - Foto: Divulgação Seciju - Governo do Tocantins file_download

Nesta quinta-feira, 18, profissionais de Colinas do Tocantins que atuam nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  participaram de uma capacitação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), com o tema "Política sobre Drogas".

Foram levantadas pautas como orientações sobre as atividades dos integrantes do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas; instruções sobre como elaborar e aprovar políticas públicas estaduais sobre entorpecentes para o Município; além de estratégias para executar as políticas públicas estaduais sobre substâncias ilícitas nas unidades de assistência social.

O gerente de Prevenção Contra as Drogas da Seciju e vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas do Tocantins, Ronan Dorneles, destacou que os conselheiros municipais devem ter conhecimento sobre as ações e recursos no que tange a luta contra entorpecentes e a reinserção de pessoas na sociedade: "Devemos instruir os conselheiros nas ações e falar sobre os eixos das políticas sobre drogas, uma vez que trabalhamos a prevenção, tratamento, reinserção e também a coerção", explicou.

Combate às drogas nos municípios

Por meio da Gerência de Prevenção Contra as Drogas, a Seciju está realizando o cadastramento de comunidades terapêuticas. Desde a Semana Estadual Sobre Drogas, que ocorreu em julho deste ano, o número saltou de 11 para 17 comunidades que são atendidas, acolhidas e auxiliadas com insumos como, por exemplo, cestas básicas. 

"Estamos fazendo as ativações dos COMADs [Conselhos Municipais Antidrogas] nos municípios e fazendo rodas de conversa com os conselheiros, orientando os presidentes de Conselhos, capacitando mentores dos municípios, técnicos dos CAPS, CREAS, CRAS, e etc. Estamos levando esses conselheiros a terem os conhecimentos necessários para que eles elaborem projetos e conseguirem fundos para efetivar ações de combate às drogas", ressaltou Dorneles.

Prefeitura

O evento ocorreu após pedido da Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria de Assistência Social, para realização de uma capacitação da Seciju, por intermédio da Gerência de Prevenção contra as Drogas. Estiveram presentes os conselheiros do COMAD e a equipe técnica do CRAS, CREA e CAPS.

Edição: Lauane dos Santos/ Governo do Tocantins

keyboard_arrow_up