Governo do Tocantins realiza I Semana da Controladoria: promovendo a governança

De 14 a 17 de setembro, pelo canal do Youtube da CGE Tocantins, o evento será um espaço de discussão, troca de experiências e debates
por Gabriela Glória/Governo do Tocantins
-

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), realiza de 14 a 17 de setembro, a I Semana da Controladoria: promovendo a governança. O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal da CGE-TO no YouTube, visa ser um espaço de discussão, troca de experiências e debates em torno das temáticas do controle interno, transparência, controle social, ouvidoria e correição.

Por meio da I Semana, a Controladoria objetiva fomentar a governança, conceito que se caracteriza por um conjunto de ações levadas a efeito de forma transparente e eficaz por Estado, empresas e sociedade civil, visando uma solução inovadora dos problemas sociais. Dessa forma, cria possibilidades e chances de um desenvolvimento futuro sustentável para todos os cidadãos e cidadãs.

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, explica que o evento será uma oportunidade de formação de capacidades técnicas para intervenções positivas nas ações do Estado. “Será um espaço de difusão de conhecimentos, saberes e trocas, compreendendo também os demais órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual e do Municipal, assim como as universidades e a sociedade civil, visando à promoção de uma gestão pautada na boa governança”, ressalta.   

Além disso, a CGE-TO atua de forma mais abrangente, numa comunhão com a política municipalista da atual gestão, mobilizando os municípios a participarem das atividades, de modo a contribuir para gestões positivas no âmbito municipal. “A iniciativa está alinhada com o propósito do governador Mauro Carlesse, de apoiar os municípios por meio de ações específicas. Com isso, alavancamos esforços, de forma conjunta, para que as gestões municipais sejam fortalecidas e assim possam promover maior qualidade de vida à população”, destaca o gestor da CGE-TO.

Programação

A programação do evento ocorrerá de modo virtual, nos períodos matutino e vespertino, e contará com palestras, oficinas, mesa-redonda, lançamento de material educativo e apresentações. 

Estão previstas para o evento as palestras, “Programa de Integridade: a experiência de Minas Gerais”; “Governança na gestão pública”; “A aplicabilidade da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021- Lei de Licitações e Contratos Administrativos” e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Também faz parte da programação, a realização de cursos nas áreas de suprimento de fundos; e de gestão e fiscalização de contratos no âmbito da administração pública, cuja temática se refere à área de controle interno. Esses cursos serão ministrados pela equipe da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno.   

Já na área de correição, acontece o lançamento do Manual de Procedimento Administrativo Disciplinar e Sindicância; a realização de uma oficina sobre procedimentos investigativos na atuação correcional e uma mesa de diálogo sobre violência laboral, assédio moral e sexual. 

São atividades da área de ouvidoria no evento, a oficina “Mecanismos de controle social na gestão pública: a ouvidoria e o portal da transparência”.

Inscrições

Os participantes deverão se inscrever via formulário virtual, clicando aqui

.Quanto aos certificados de participação, serão emitidos pela Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), unidade da Secretaria da Fazenda (Sefaz). 

A programação é direcionada a servidores estaduais e municipais que atuam nas áreas de controle interno, transparência e ouvidoria, e correição; estudantes universitários de cursos correlatos e a sociedade civil organizada. Está aberta a participação de todos os interessados. 

São parceiras da iniciativa, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), por meio da Egefaz; e a Secretaria da Comunicação (Secom). 

Edição: Val Rodrigues

Revisão Textual: CGE

keyboard_arrow_up