ASSESSORA TÉCNICA DO CEE-TO, JULIANA FERREIRA DE OLIVEIRA, REPRESENTANTE DO PODER EXECUTIVO, TOMA POSSE NO CONSELHO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Conselho Estadual de Alimentação Escolar – CAE/TO dá posse a novos titulares e suplentes para o quadriênio 2021 a 2025.
por José Wilton-CEE/TO
-

A cerimônia de posse dos conselheiros, titulares e suplentes, para o quadriênio 2021/2025 do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Tocantins (CAE - TO) ocorreu no último dia 23 de junho, na sala de reuniões da Seduc, em Palmas, com a presença da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Prof. Robson Vila Nova Lopes, entre outros participantes. 

O CAE é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo. Realiza assessoramento às escolas, orientando sobre o planejamento dos recursos, aquisição dos alimentos e condições de armazenamento. O órgão é responsável pelo controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e tem como uma das principais funções zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade e contribuir com a execução do programa essencial de combate à insegurança alimentar e nutricional.

Juliana Ferreira de Oliveira, assessora técnica da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Educação do Tocantins - CEE/TO, eleita suplente, tomou posse junto com Maria de Cássia Medeiros Borges Mendonça (titular), representando o poder executivo. Os demais membros eleitos e empossados na oportunidade foram: Emires de Sousa Reis, Jovina Alves Lacerda (titulares), Carlos de Lima Furtado e Silvínia Pereira de Sousa Pires (suplentes), representantes das entidades de docentes, discentes ou trabalhadores na área de educação; Lili Burjack Guimarães da Silva, Leandro Alves Maia (titulares), Marliene Nogueira Batista e Kasilvia Andreia Pereira dos Santos e Souza (suplentes), representantes dos pais de alunos; Willian Pereira de Sousa, Jurandir Fidélis da Silva (titulares) e Maurício Oliveira Pires (suplente), da sociedade civil organizada.

Juntamente com os outros membros do CAE, Juliana pretende contribuir para fiscalizar a aplicação dos recursos e o cumprimento das diretrizes e objetivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. A servidora ressalta que “é importante atender as necessidades nutricionais de forma a cooperar para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, visto que a alimentação escolar tem grande relevância no aprendizado.”

Segundo a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a atuação do Conselho é importante para a garantia da fiscalização da alimentação escolar. “Estamos vivendo um momento em que praticamente todos os programas passaram por adaptações e com a alimentação escolar não é diferente. As atividades do conselho não estão focadas simplesmente em fiscalizar, mas também orientar sobre o planejamento dos recursos para a concretização da alimentação escolar de qualidade”, destacou. 

Empossados, os membros elegeram o novo presidente do CAE-TO, Jurandir Fidélis da Silva. Leandro Alves Maia assumiu o cargo de vice-presidente. “Em breve, estaremos convocando uma reunião ordinária para discutir a questão do plano de trabalho e cronograma de ações. A gente vai buscar uma maior aproximação com a sociedade no controle social das instituições públicas. O que esperamos diante da atuação de todos os conselheiros é que possamos estar mais focados em busca de solução”, destacou o presidente.

 

https://central.to.gov.br/image/249450?w=565&h=349

Jurandir Fidélis da Silva foi eleito novo presidente do CAE-TO - José Matheus/Governo do Tocantins

 

*O CAE é responsável pelo controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

 

Edição: Joana D'Arc

Revisão Textual: Cinara Maia

keyboard_arrow_up