Claudia Lelis recebe grupo de empresários do Mato Grosso interessados em investir no TO

Representantes de uma empresa de sementes de Mato Grosso estão interessados em investir no plantio da planta moringa no Estado
por Jesuino Júnior / Secom
-
Empresarios.jpg
A governadora em exercício, Claudia Lelis, recebeu representantes de uma empresa de sementes de Mato Grosso - Foto: Marcio Veira/Vice-Governadoria

A governadora em exercício do Tocantins, Claudia Lelis, recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, em seu gabinete no Palácio Araguaia, representantes de uma empresa de sementes de Mato Grosso, interessados em investir no plantio da planta moringa no Estado.

A reunião, que contou com a presença do diretor-presidente da Agência de Fomento, Freire Júnior, discutiu as possibilidades de financiamento e viabilidade financeira do projeto. Conforme estudo apresentado pelo diretor comercial da empresa Mundial, Paulo Dourado, o Tocantins possui clima e solo ideais para a plantação e o cultivo da semente da moringa.  De acordo com o diretor, a previsão de investimento é de cerca de R$ 20 milhões, referentes à implantação da indústria e ao financiamento do plantio da moringa para agricultores.

Para Freire Júnior, a proposta apresentada visa gerar renda, emprego e também segurar o homem no campo. “A empresa precisa apresentar agora o projeto de viabilidade econômica, os dados consolidados e as garantias da operação financeira para podermos projetar os ganhos eventuais que isso possa trazer para o Estado”, explicou.

De acordo com a governadora em exercício Claudia Lelis, todos os projetos que buscam aumentar a receita do Estado e proporcionar melhoria de vida para a população do Tocantins são bem-vindos. “O estudo apresentado pelos empresários mostra que há uma previsão de criação de 25 empregos diretos na indústria e mais 650 empregos indiretos na agricultura familiar”. Conforme a governadora, “toda e qualquer proposta que seja viável para o Estado e que traga geração de renda para os tocantinenses terá o nosso apoio”.

Cadeia de produção

O que se pretende é utilizar o plantio por meio da agricultura familiar. Conforme os empresários, os agricultores receberão incentivos para plantação das sementes e cultivo das árvores. Após a colheita, as folhas, sementes e a massa da semente serão vendidas para a empresa Mundial, que através da sua indústria instalada no Estado, fará o processamento dos insumos, transformando-os em produtos comerciais, como ração para animais, energéticos e suplementos humanos.

Moringa

Moringa (Moringa oleifera) é uma planta de origem tropical e um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial e da glicose, a redução do colesterol, entre outros.

A árvore moringa tem sido utilizada ao longo dos tempos como uma planta medicinal, sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes da planta são aproveitadas e contêm propriedades medicinais: folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens. A árvore atinge uma altura de 7-12 metros, é originária das zonas próximas ao Himalaia (Índia e Paquistão), sendo muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada.

keyboard_arrow_up