SIOP realiza reunião de alinhamento com força de segurança para o ENEM

Exame acontece nos dias 21 e 28 de novembro, operação deve impactar positivamente na condução do processo
por CLECIO BERTOZZI/GOVERNO DO TOCANTINS
01. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública - Foto: Luiz Castro/SSPTO file_download

Com a proximidade da data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) por meio do Sistema Integrado de Operações (SIOP), realizou na manhã desta terça-feira (09), uma reunião com representantes de outras instituições envolvidas no certame para o alinhamento da segurança da prova. O Enem 2021 acontece nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro.

A reunião foi coordenada pelo diretor do SIOP, delegado de polícia civil, Ricardo Real, no ato estiveram presentes também representantes da Polícia Federal (PF-TO), Polícia Rodoviária Federal (PRF-TO), da Polícia Militar (PMTO), do Corpo de Bombeiros (CBMTO), dos Correios, Secretaria de Educação e Cultura do Estado (SEDUC), Defesa Civil do Tocantins, da Superintendência de Segurança Integrada, da Guarda Metropolitana Municipal, da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, da Fundação Cesgrario, do Detran e Energisa.

A reunião teve como objetivo o alinhamento das operações de segurança e logística que ocorrerão em todo o Estado, na ocasião cada instituição apresentou seu plano de operação. No encontro também foram apresentadas as ações de ostensividade do policiamento preventivo na Capital e Interior do Estado, visando à garantia da ordem pública, preservando o sigilo e aplicação das provas.

O ENEM é a segunda maior operação logística que ocorre a nível nacional, ficando atrás apenas das operações das eleições. Há vários anos a Polícia do Tocantins têm sido requerida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, para dar apoio à guarda de malotes com provas, transporte dos malotes com escoltas aos veículos dos Correios e segurança dos locais de prova nos dias de aplicação do ENEM.

De acordo com o diretor do SIOP, a reunião é importante para alinhar e não ter eventuais problemas no transcorrer da prova. “O planejamento vai impactar positivamente na condução do exame nacional e nosso objetivo é oferecer condições para que a segurança do certame seja assegurada”, destacou.

Para a Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil, Ana Carolina Marinho, a polícia dará maior reforço nos dois dias do processo. “A Polícia Civil vai reforçar seu efetivo, principalmente nas Centrais de Atendimento e também por meio da delegacia virtual para que dessa forma tenhamos mais celeridade nas demandas que surgirem no dia da prova”, concluiu a delegada.