Salva vidas finalizam Nivelamento em Salvamento Aquático, com ações no Rio Sono

O grupo com 34 bombeiros militares está executando técnicas em águas rápidas, concluindo as atividades a 150 km de Palmas
por Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
-
Salva vidas do CBMTO realizam atividades de nivelamento no lago de Palmas - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

A Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), está encerrando nesta quinta-feira, 10, a primeira etapa do Nivelamento em Salvamento Aquático, com 34 salva vidas. Ao todo são três dias de atividades, revendo uma série de técnicas para atendimento às vítimas.

No último dia de atividades, o grupo se deslocou para o município de Rio Sono, a 150km de Palmas, para execução de técnicas em águas rápidas. Os salva vidas integram as unidades do Corpo de Bombeiros Militar em Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Dianópolis.

O major Rafael Menezes, comandante da CIBS, explicou que as atividades visam colocar os salva vidas no mesmo nível de informações e de condições técnicas para possível atendimento na Temporada de Praia do Tocantins, caso ela venha a ser realizada.

"Estamos abordando técnicas para vários tipos de ambientes, inclusive já estivemos no meio do lago [da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Palmas], em água com correntezas e sem correntezas, com ou sem embarcações. Vale todo tipo de situação", relatou o major.

Militares de todas as unidades vão participar do nivelamento. E a programação será executada entre os dias 15 e 17, em Gurupi, 22 e 24 em Araguaína e em Araguatins (Simultaneamente), e entre 29 de junho e 01 de julho, novamente em Palmas.

Segundo o major Menezes, tudo que se revisa e é ensinado no nivelamento tem como objetivo ser usado nos momentos de salvamento de alguma vítima, contudo, o oficial destacou que ainda não há uma certeza se o Tocantins terá a Temporada de Praia em 2021, por conta da pandemia da covid-19.

"Sabe-se que a população, nesta época do ano, tende a procurar as praias, rios, lagos, balneários para banhos, pescarias ou outras formas de lazer. E a nossa orientação é que os cidadãos tomem cuidado com as crianças, mantendo-as com água até a altura da cintura, não comer alimentos muito pesados e ir nadar, não se arriscar em travessias e nem ingerir bebidas alcoólicas e depois se aventurar em nados, subestimando o seu organismo. Essas são nossas grandes recomendações, sempre", pontuou.

Em 2021, o Tocantins já registrou 28 mortes por afogamentos. Em 2020, foram 73 casos.

Salva vidas do CBMTO realizam atividades de nivelamento no lago de Palmas - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Salva vidas do CBMTO realizam atividades de nivelamento no lago de Palmas - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Nivelamento em salvamento aquático contempla salva vidas do CBMTO visando a temporada de praia no estado - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Salva vidas do CBMTO realizam atividades de nivelamento no lago de Palmas - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up