Presidente da ATS cumpre agenda em Brasília e busca investimentos em obras de Saneamento no Tocantins

O presidente da ATS apresentou demandas à Codevasf e ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
por Nielcem Fernandes\Governo do Tocantins
-
Foto 04.jpg
Presidente e vice-presidente da ATS participaram de uma web conferência na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional - Foto: ATS\Governo do Tocantins

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Davi Goveia Junior, acompanhado de seu vice, Aguinaldo Lima, representaram o Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, em diversos encontros realizados na última semana em Brasília (DF).

Na quarta-feira, 20, a agenda foi com o coordenador geral de engenharia da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Guilherme Rocha. Durante a visita, os representantes da Agência agradeceram o apoio técnico institucional prestado pela Fundação durante a celebração dos convênios na ordem de R$ 15,8 milhões, que possibilitará a execução de obras de melhoria dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) em diversos municípios atendidos pela ATS.

“Fizemos questão de agradecer pessoalmente, em nome do Governador Mauro Carlesse, o apoio da equipe técnica da Funasa que colaborou de maneira fundamental para conseguirmos firmar os convênios no valor de R$ 15,8 milhões. Também aproveitamos a ocasião para tratarmos de novas parcerias para futuros investimentos em saneamento no Tocantins”, ressaltou o presidente.

Os representantes do Governo também foram recebidos pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO), em sua residência em Brasília. Durante a reunião, o presidente da ATS reconheceu o apoio do parlamentar que se empenhou pessoalmente para consolidar a parceria junto a Funasa e apresentou novas demandas da autarquia. O senador garantiu que destinará três máquinas retroescavadeiras para atender as demandas dos municípios atendidos pela ATS nas regiões, sul, centro e norte do Estado.

O vice-presidente da Agência, Aguinaldo Lima, agradeceu o empenho do senador para viabilizar obras de saneamento nos municípios. “Viemos agradecer ao senador pelo seu comprometimento com o desenvolvimento do Tocantins e aproveitamos para apresentar algumas demandas para execução de novas obras de saneamento nos 46 municípios concessionários”, pontuou.

Codevasf

Ainda durante o cumprimento da agenda em Brasília, o presidente Davi Goveia despachou com o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Tocantins, Homero Barreto. Na oportunidade foi apresentado um projeto para a instalação gratuita de reservatórios de água nas residências dos consumidores de baixa renda atendidos pela ATS.

“O senador e o presidente da Codevasf manifestaram entusiasmo pelo nosso projeto. Ambos se comprometeram a destinar recursos para a execução desse programa, que irá beneficiar diretamente milhares de tocantinenses que ainda não tem caixa d’água em suas residências. Nós estamos empenhados em atender à solicitação do governador Mauro Carlesse, para garantir a melhoria da qualidade de vida da população do nosso Estado”, reforçou o presidente da ATS.

Novo Marco do Saneamento

Finalizando a agenda, o presidente e o vice-presidente da Agência participaram de uma web conferência na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Agência e as futuras demandas para cumprir com as diretrizes do Novo Marco do Saneamento.

“Nós devemos oficializar a Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) uma solicitação para que o MDR disponibilize uma equipe técnica para atuar em conjunto com o Governo do Estado na realização do levantamento das demandas para o desenvolvimento de projetos visando a estruturação e a implantação dos sistemas de saneamento e esgotamento sanitário nos 46 municípios atendidos pela Agência”, explicou o vice-presidente.

Participaram da reunião a coordenadora-geral substituta de Integração e Projetos (CGIP), Júlia Spinelli; o coordenador de Projetos Estratégicos (CPES), Alberto Vieira Venturieri; o diretor substituto do Departamento de Financiamento de Projetos, Cássio Felipe Bueno; o coordenador-geral de Saneamento Integrado, Resíduos e Drenagem (CGSI), Sérgio Luis da Silva Cotrim e o secretário executivo da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Robson Menezes Ferreira.

 

O presidente abriu a agenda em Brasília se reunindo com o coordenador-geral de engenharia da Funasa, Guilherme Rocha - ATS\Governo do Tocantins
O senador Eduardo Gomes recebeu os representantes do governo para tratar de novas demandas - ATS\Governo do Tocantins
O presidente Davi Goveia e seu vice despacharam com o superintendente da Codevasf no Tocantins, Homero Barreto - ATS\Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up