Agência Tocantinense de Saneamento realiza palestra sobre o Outubro Rosa

A palestra foi ministrada pela ginecologista Dra. Francielle Batista
por Gabrielle Farias – Estagiária (Revisão Nielcem Fernandes)
-
Dra. Francielle Batista ministrou palestra celebrando o Outubro Rosa. - Foto: Nielcem Fernandes\Governo do Tocantins file_download

Em alusão ao Outubro Rosa, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), realizou nesta terça-feira, 26, uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, voltada especialmente para todas as servidoras da Agência.

Para celebrar o Outubro Rosa, todos os servidores da autarquia se sensibilizaram e vestiram roupas rosas, acompanhado do laço da campanha, como gesto simbólico em apoio à iniciativa.

A palestra, ministrada pela ginecologista e obstetra Dra. Francielle Batista, abordou temas como a prevenção contra o câncer de mama e o câncer do colo do útero, a importância de realizar os exames periodicamente, os cuidados com a saúde da mulher. A médica lembrou ainda que é fundamental a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e na rede privada para a população até 45 anos.

Durante sua apresentação, a ginecologista tratou sobre pontos importantes sobre o câncer de mama, segundo ela, “muitos dos casos de câncer de mama estão mais ligados ao modo de vida da pessoa do que ao fator genético, que não deixa de ser uma das causas. Além disso, devemos priorizar uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, e a realização de exames preventivos anualmente”, destacou.

Para a Gerente de Gestão de Pessoas, Eronilda Carvalhedo Leite, o debate sobre prevenção é tão necessário que merece ser lembrado o ano todo.

“A palestra foi muito proveitosa, e nos trouxe muitas informações acerca da campanha outubro rosa, campanha essa que é anual, mas devemos lembrar sempre que todos os dias estamos em campanha, tomando os cuidados, observando os sinais, lembrando sempre dos cuidados permanentes que devemos ter contra o câncer, por isso a prevenção é muito importante”, ressalta.

Ao final, Francielle Batista agradeceu a recepção das servidoras da ATS e parabenizou o órgão pela iniciativa.

“Essas ações relacionadas ao Outubro Rosa nas instituições são muito importantes, porque permitem que a mulher naquele momento de trabalho tenha acesso às informações que ela vai reproduzir em sua rede de apoio, por isso a forma como o poder público atua para estimular a prevenção é super importante para a nossa vida”, frisou.

Sobre a Campanha

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Edição: Nielcem Fernandes

Revisão Textual: Nielcem Fernandes

A ginecologista tratou de temas sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero. - Nielcem Fernandes\Governo do Tocantins file_download
Servidores da ATS se mobilizam vestidos de rosa em evento alusivo à campanha do Outubro Rosa - Nielcem Fernandes\Governo do Tocantins file_download
A Gerente de RH da ATS, Eronilda Carvalhedo ressaltou a importância do evento sobre o Outubro Rosa - Nielcem Fernandes\Governo do Tocantins file_download
Servidoras da ATS participam de palestra com a Dra. Francielle Batista - Nielcem Fernandes\Governo do Tocantins file_download
keyboard_arrow_up