Agência de Regulação divulga balanço de ações de Fiscalização de Saneamento do primeiro semestre do ano

As operações ocorreram em 19 municípios e resultaram em 47 notificações e 11autuações com aplicação de penalidades e multas
por Ravena Santiago/Governo do Tocantins
-
Estação de Captação no município de Arraias - Foto: Divulgação ATR/Governo do Tocantins

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), realizou Ações de Fiscalizações nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário que são operados pelas concessionárias BRK\Ambiental e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), nas regiões Sul e Sudeste do Estado de Tocantins.     

As operações ocorreram em 19 municípios e teve como objetivo fiscalizar as captações em rios ou poços, tratamento, reservação, e a distribuição da água fornecida à população.  Foram realizadas também, análises na rede de distribuição de água, dando destaque aos parâmetros de desinfecção. Nos sistemas de esgotamento sanitário, as inspeções ocorreram desde a coleta, transporte, tratamento até o lançamento dos efluentes nos corpos receptores.

Obedecendo aos protocolos de segurança recomendados durante a pandemia, as Ações de Fiscalização nesse primeiro semestre de 2021, resultaram em 47 notificações e 11 autuações com aplicação de penalidades e multas para BRK\Ambiental.

Segundo o gerente de Fiscalização de Saneamento da ATR, Robson Gabriel, “o principal objetivo das Ações de Fiscalização é garantir a qualidade da prestação de serviços, bem como no atendimento aos usuários”, disse.

O presidente da ATR, Edson Cabral, ressalta que para a ATR cumprir o seu papel, inclusive na defesa dos direitos dos usuários, “é necessário continuarmos desenvolvendo esforços no sentido de dotar a Equipe de Fiscalização, na aquisição de equipamentos, veículos e ampliação da equipe, com servidores capacitados para que esse trabalho tenha continuidade no segundo semestre de 2021”. Enfatiza o presidente.

Edição: Ravena Santiago

Revisão Textual:

Fiscal da ATR aferindo a pressão da água com o Manômetro em Porto Nacional - Divulgação ATR/Governo do Tocantins
Equipe de Fiscalização de Saneamento reforçando as medidas de segurança para o combate a proliferação da Covid-19 - Divulgação ATR/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up