Sistema gerenciará imóveis urbanos e rurais do Governo

Siga permite que as atividades administrativas do Poder Executivo Estadual sejam gerenciadas de forma centralizada
por Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
Imóveis poderão ser identificados quanto ao tipo, valor, modalidade de aquisição, órgão responsável, entre outros - Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

Entra em produção, nesta semana, o novo módulo Patrimônio Imobiliário da Solução Integrada de Gestão Administrativa (Siga), disponibilizado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), voltado para a gestão de todos os imóveis urbanos e rurais do Governo do Tocantins. O sistema centraliza todos os processos de gestão administrativa, de forma eletrônica e integrada, trazendo soluções mais eficientes, céleres e econômicas para o Estado.

Por meio do Siga, os imóveis poderão ser identificados quanto ao tipo, valor, modalidade de aquisição, órgão responsável, localização, registros cartoriais, benfeitorias, movimentações, relatórios, entre outros.

O superintendente de Sistemas de Informação, Marinaldo Oliveira, garante que o Siga é um sistema inovador que permite uma gestão mais transparente e célere. “Esse é um grande passo que a ATI dá no sentido da gestão de sistemas de informação do Governo do Tocantins, por meio do Siga. Será um marco na gestão patrimonial e imobiliária do Tocantins, trazendo uma gestão célere, segura e em conformidade com a Legislação Federal”, destaca.

A gerente de Implantação e Integração de Sistemas, Maria Jardim, afirma que, pela primeira vez, o Governo terá um sistema para gerenciar os seus imóveis. “Pela primeira vez o Governo terá um sistema para gerenciar os imóveis que permitirá a centralização das informações, administração/controle contábil e transparência”, ressalta.

Os dados do sistema serão geridos pela Secretaria de Estado da Administração (Secad), Tocantins Parcerias, Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e serão acompanhados pela ATI, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Siga

Obtido pelo Governo do Tocantins em 2018, por meio do Termo de Cessão de Uso, emitido pelo Estado do Amapá, para uso gratuito e por tempo indeterminado, o Siga permite que as atividades administrativas compreendidas pelas compras, licitações, gestão de contratos e de patrimônio mobiliário, imobiliário e almoxarifado de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual sejam gerenciadas de forma centralizada.