Plataforma disponibilizada pela ATI permite capacitação on-line da renovação do Protocolo do Fogo

A plataforma Moodle e a ferramenta BBB são utilizadas no Governo do Tocantins para a continuidade das atividades
por Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
-
Durante todos os dias do curso, a equipe de treinamento prestou apoio às eventuais solicitações de suporte técnico - Foto: ATI/Governo do Tocantins

Durante toda semana, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) disponibilizou a plataforma de Educação à Distância (EAD) Moodle e a ferramenta BigBlueButton (BBB) para a capacitação on-line da renovação do Protocolo do Fogo, que teve foco nas estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais do Estado do Tocantins. O BBB permite a realização de webconferências com capacidade de até 100 participantes por sala e o acesso à toda gravação do evento.

Antes da capacitação ser aberta ao público, a equipe da gerência de Treinamento da ATI capacitou os responsáveis pelo cadastro dos conteúdos, quanto à funcionalidade da ferramenta e preparou o ambiente para a emissão dos certificados dos participantes. Após isso, durante todos os dias do curso, a equipe também prestou apoio às eventuais solicitações de suporte técnico.

A gerente de treinamento, Daiane Rodrigues, afirma que a plataforma tem sido essencial neste momento de pandemia no sentido de evitar aglomerações e de otimizar recursos para a participação de pessoas de outros municípios. “O Governo do Tocantins tem cuidado da saúde dos servidores e cumprido todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde [OMS] no sentido de conter o avanço da Covid-19. É por isso que nós, da ATI, temos, cada vez, disponibilizado e aperfeiçoado o atendimento para essa plataforma, pois entendemos a sua importância principalmente neste momento de pandemia”, garante.

A diretora de Gestão e Instrumentos Ambientais, Marli Santos, ressalta que a ferramenta permitiu a participação, na capacitação, de gestores dos 139 municípios do Tocantins. “A ferramenta Moodle da ATI contribui e muito para as capacitações em tempos de pandemia. O nosso curso foi voltado para os gestores ambientais dos 139 municípios e, com a plataforma, conseguimos a participação de todos eles, além de permitir a inclusão do material e a emissão do certificado”, frisa.

Capacitação

Na capacitação, que contou, ainda, com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Defesa Civil, foi contabilizado 200 participantes.

O curso marcou o início da Semana do Meio Ambiente e abordou o Protocolo do Fogo entre os temas tratados. Firmado por meio de acordo entre órgãos governamentais e não governamentais, prefeituras, escolas, produtores rurais e representantes da sociedade, o Protocolo do Fogo é um importante instrumento onde todos se comprometem a contribuir, voluntariamente, com a redução de queimadas bem como em articular ações de educação ambiental quanto à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais.

keyboard_arrow_up