Governo lança TOSaúde e Tocantins é o primeiro estado da Região Norte a oferecer serviços gratuitos de telemedicina

Ambiente virtual possibilita aos cidadãos o acesso à consultas em 22 especialidades
por Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
Foto 01.jpeg

O Tocantins é o primeiro estado da Região Norte a oferecer serviços gratuitos de telemedicina. Por meio do programa TOSaúde, lançado nesta terça-feira, 18, o Governo do Tocantins coloca à disposição da população o tosaude.to.gov.br. No ambiente virtual, os cidadãos poderão ter acesso à 22 especialidades, além de consultas com médicos clínicos, marcação de exames, entre outros.

A plataforma chega para facilitar o acesso à saúde a todos, diminuir as filas nos hospitais principalmente neste momento de pandemia em que o Governo tem trabalhado para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas medidas de prevenção e contenção da Covid-19.

O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Thiago Maciel apresentou a plataforma em live transmitida nos canais oficiais do Governo e agradeceu ao governador Mauro Carlesse pela visão estratégica e reconhecimento que tem dado à área de tecnologia para mudar as vidas dos cidadãos. “Sabemos que a tecnologia é um dos pontos mais importantes que temos em uma gestão pública. Com essa plataforma, o governador Mauro Carlesse tem dado um grande passo e colocado a gestão estadual na linha da transformação digital disponibilizando serviços digitais e levando atendimentos personalizados, rápidos e eficazes para a população”, afirmou.

O governador Mauro Carlesse garantiu que o Tocantins tem investido em tecnologia e que, em breve, anunciará mais plataformas no sentido de melhorar, cada vez, os serviços prestados à população. “O Tocantins caminha a passos largos principalmente na saúde. Esse é um dos produtos que estamos implantando para, cada vez, levarmos melhor atendimento e cuidarmos mais da população. A plataforma vai tirar muita gente das filas e dar condições para que os cidadãos consultem com médicos de várias especialidades. Assim, continuaremos melhorando a saúde e oferecendo serviços de qualidade a todos”, destacou.

Da mesma forma, o vice-governador Wanderlei Barbosa reforçou o compromisso do Governo em garantir o acesso à saúde de qualidade a todos. “O Tocantins inova e traz aos cidadãos a possibilidade de diminuir o tempo de espera nas filas dos hospitais e facilitar a vida dos tocantinenses principalmente daqueles que moram longe”, enfatizou.

Assistência

Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas com os serviços digitais. O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que os serviços de telemedicina chegam para consolidar a assistência à saúde do Tocantins, com um padrão de atendimento principalmente nos locais de difícil acesso. “A teleconsulta vem para beneficiar, principalmente, aqueles que estão distantes e têm dificuldade de acesso aos hospitais seja por locomoção ou pelas restrições impostas pela pandemia”, disse.

Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), Rondineli Silva afirmou que a plataforma atenderá às necessidades dos 139 municípios do Tocantins, 470 unidades de saúde e mais de 519 equipes de saúde da família e destacou a parceria com o Governo. “Essa plataforma nos traz a tranquilidade de saber que os olhos da saúde do Tocantins estão voltados para a ponta. Todas as vezes precisarem do nosso apoio e baterem nas nossas portas, estaremos juntos para solucionar as questões da saúde do Tocantins”, garantiu.

Especialidades

Na plataforma, estão disponíveis consultas com médicos clínicos, enfermeiros, marcação de exames, prescrição de receitas, atendimento ambulatorial especializado, além de consultas nas seguintes especialidades: Alergia e Imunologia Pediátrica, Cardiologia , Cardiologia Pediátrica, Dermatologia, Dermatologia Pediátrica, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia Pediátrica, Mastologia, Nefrologia , Nefrologia Pediátrica, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição Pediátrica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria Pediátrica, Reumatologia, Reumatologia Pediátrica e Urologia.