Governo do Tocantins investe em tecnologia e estratégias de transformação digital dos serviços essenciais

Foram mais de 37 mil atendimentos realizados em todo o Estado em 2020
por Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins
-
Foto 1.jpg
Agência de Tecnologia da Informação trabalha em estratégias de transformação digital dos serviços essenciais - Foto: ATI/ Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), trabalhou no ano de 2020 em estratégias de adequação digital para continuidade dos serviços essenciais evitando a propagação da Covid-19, totalizando mais de 37 mil atendimentos realizados em todo o Estado.

Para divulgação das ações relativas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, foi desenvolvido, pela ATI, o Portal Coronavírus (http://coronavirus.to.gov.br/), alimentado a partir de dados e informações de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. O sistema orienta as pastas na disponibilização das informações no Portal, reunindo informações com atualização diária como: notícias, boletins, informações e painéis analíticos.

“Em 2020, apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia da Covid-19, a Agência de Tecnologia da Informação buscou implementar ações necessárias, contribuindo com o desenvolvimento da Gestão Estadual, dando condições necessárias ao bom desempenho e qualidade na execução das atividades diretas e indiretas para atender as demandas da população tocantinense”, afirma o presidente da ATI, Thiago Maciel.

Os eventos realizados pelo Governo do Tocantins foram transmitidos de forma on-line, com auxílio da ATI, que realizou o suporte na infraestrutura dos links de dados de comunicação, com todo suporte técnico e monitorando a qualidade da comunicação para os streamings de vídeo. Desse modo, foram realizados eventos como o aniversário de Palmas e a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins).

Neste ano, a Agência trabalhou para consolidar e expandir a transformação digital do Governo do Tocantins, implementando e coordenando a implantação de novos serviços em formato digital a serem ofertados à população, em uma visão integrada com os demais órgãos.

Tocantins Digital

“A ATI desenvolveu, ao longo de 2020, uma produção documental intensa no que se refere à elaboração de Estudos Técnicos Preliminares, Projetos Básicos e Termos de Referência para atender todas as demandas de aquisições e contratações de TI dos órgãos do Poder Executivo Estadual. Foram elaborados 129 Projetos Básicos de Tecnologia da Informação no Tocantins”, informa o superintendente de Gestão e Governança de TI, Alirio Felix Martins Barros.

A Superintendência de Gestão e Governança de TI trabalhou no catálogo de serviços de TI do Tocantins (https://ati.to.gov.br/gestao-de-ti/catalogo-de-servicos/), que estão ativos e disponíveis aos usuários. O catálogo foi construído associando produtos da área de negócio e serviços de TI que são prestados pelas áreas operacionais. Atualmente, a ATI executa 40 serviços relacionados a 386 produtos de sistemas, infraestrutura e gestão.

“Temos como projeto governamental o Transforma TO, um projeto modelo dentro do Detran [Departamento Estadual de Trânsito], com o Detran Digital, que é a transformação de todos os serviços que são disponibilizados pelos órgãos em serviços digitais. Por meio do Portal, o cidadão vai conseguir solicitar aquele serviço de forma digital”, declara Thiago Maciel.

Infraestrutura e Serviços de TI

A Superintendência de Infraestrutura e Serviços de TI atingiu, em 2020, a marca de 15 mil atendimentos, solucionando aproximadamente 95% das demandas, o que evitou a paralisação dos serviços prestados pelos órgãos do Poder Executivo do Estado. Nesse sentido, foram feitos monitoramentos proativos de serviços de TI, o que possibilitou maturidade no uso dos recursos disponibilizados à Agência.

“É possível dizer que conseguimos estabilizar os principais serviços do Estado, como o SGD [Sistema de Gestão Documental], o Detran Net, os serviços da Secretaria da Fazenda, dentre outros”, afirma o superintendente de Infraestrutura e Serviços de TI, Augusto Ayres.

Para uma melhor infraestrutura, foi realizado o trabalho de monitoramento dos Data Centers do Tocantins, onde estão concentrados os sistemas computacionais, que realizam o inventário da infraestrutura e a configuração de alertas como falta de energia, temperaturas e monitoração por câmeras.

O serviço de videoconferência, gratuito e integrado ao serviço de Educação a Distância (EAD), foi disponibilizado aos órgãos do Estado.

Além disso, foram ofertados serviços de compartilhamento e armazenamento em nuvem de forma gratuita e segura, que, neste momento, estão em fase de homologação, já atendendo a ATI e a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz). A expectativa é de atender todos os órgãos do Governo do Estado do Tocantins.

Assim, apesar do ano atípico, a ATI contribuiu para que fosse possível a realização dos trabalhos home office em toda a rede do Estado, por meio da disponibilização de VPNs (Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada) e do trabalho de Suporte ao Usuário, que não parou durante os meses críticos da pandemia da Covid-19. Todas as orientações publicadas pelo Governo do Tocantins foram seguidas, sendo autorizado o trabalho remoto para os servidores do grupo de risco.

“Para tal, fomos diligentes ao estabelecer mecanismos de segurança, de atendimento ao usuário e de ações proativas que visaram garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos produtos e serviços com maior qualidade, transparência e performance possíveis”, ressalta Augusto Ayres.

Sistemas da Informação

Em 2020, a Agência realizou a atualização da plataforma de chamados do Estado com a implantação da Central de Serviços (https://chamados.ati.to.gov.br/) para gestão de atendimento de chamados. O sistema moderno e flexível permite centralizar todos os serviços de atendimento de Tecnologia da Informação (TI), com capacidade de atender, de forma integrada, todos os órgãos da administração pública. Atualmente, a Central de Serviços realiza a gestão de 544 sistemas diferentes em 30 órgãos.

“Trabalhamos em ações para desenvolver e gerenciar os Portais Institucionais, Sistemas e Aplicativos de Tecnologia da Informação do Tocantins, trabalhando em rotinas para consumir e disponibilizar de forma controlada e segura as informações inerentes aos sistemas administrados, com a manutenção corretiva e evolutiva dos sistemas oriundos dos órgãos atendidos pela Agência de Tecnologia, bem como dos sistemas entregues pela fábrica de software da ATI”, enfatiza o superintendente de Sistemas de Informação, Marinaldo Oliveira.

Também foram implantados 13 sistemas este ano, entre eles foi desenvolvido o sistema de Reclamações do Procon Tocantins (https://www.reclamacoes.procon.to.gov.br/). A partir desse sistema, a reclamação pode ser feita de forma on-line, sem a necessidade do comparecimento à unidade presencial de atendimento. No período da pandemia, com o atendimento presencial suspenso, o órgão realizou 5.658 atendimentos eletrônicos nos 11 núcleos do Procon Tocantins.

Também foi desenvolvido pela ATI o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA) (https://sga.to.gov.br/sga/agendamento-externo/login/), para uso de atendimento ao cidadão, possibilitando a realização do agendamento on-line do serviço que necessita e seja atendido em dia e hora marcada, uma medida para diminuir e controlar o fluxo de pessoas, com mais de 14 mil atendimentos realizados em todo o Estado, possibilitando o agendamento como medida para evitar a propagação da Covid-19. 

Em 2020, o Governo do Tocantins cumpriu as metas estabelecidas de desburocratizar e modernizar as ações dos serviços e da administração pública. Assim, passou a fazer uso do sistema Solução Integrada de Gestão Administrativa (Siga) (https://portaldecompras.to.gov.br/), ferramenta digital e on-line que vai centralizar, organizar e padronizar a gestão do patrimônio mobiliário, imobiliário, almoxarifado, bem como as ações de compras, licitações e contratos dos diversos órgãos do Poder Executivo.

Para atendimento das famílias tocantinenses que buscam a regularização fundiária de títulos rurais, também foi implantado o Sistema Gestão do Programa Terra Nossa (https://terranossa.to.gov.br/), que sistematiza o processo de regularização por meio do reconhecimento e da convalidação do registro da propriedade. A partir desse sistema, todo processo para regularização passa ser automatizado, desde o envio da documentação, análise, decisão e expedição do termo de convalidação.

Treinamento

Durante este ano, foram realizados 81 treinamentos para 2.034 usuários de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual e de 110 municípios tocantinenses. Após o mês de março, os treinamentos foram realizados pela plataforma Moodle (http://ead.ati.to.gov.br) para capacitações e formação de servidores, que disponibiliza cursos e treinamentos de forma on-line. A Plataforma está hospedada na infraestrutura da ATI e conta com toda a segurança de rede e recursos disponíveis.

A ATI realizou também uma parceria de trabalho com a Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), permitindo uma somatória de competências na realização e na disponibilização dos cursos, bem como a possibilidade de oferta de capacitações com certificação pela Unicet. Isso vem trazendo mais incentivo aos servidores no aprimoramento dos seus conhecimentos e melhoria na qualidade dos serviços nos órgãos.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Em 2020, a Agência de Tecnologia realizou a implantação de 13 sistemas - ATI/ Governo do Tocantins
Portal Coronavírus foi desenvolvido para divulgação das ações relativas ao enfrentamento da pandemia - ATI/ Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up