ATI participa de mesa redonda na UFT e apresenta papel do Governo do Tocantins na quíntupla hélice da inovação

Evento foi organizado pelo curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de C&T/UFT
por Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
-
ATI foi representada pelo gerente de Inovações Tecnológicas, Vagner Cassol - Foto: Thaís Ramalho/Governo do Tocantins file_download

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) participou, na sexta-feira, 5, de uma mesa redonda com a temática “Atores sociais da inovação: rumo a uma quíntupla hélice”, idealizada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio da coordenação do curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de C&T/UFT, oferecido pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje).

Na oportunidade, a Agência apresentou o papel do Governo do Tocantins no sentido de promover soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal do Youtube da UFT, no endereço eletrônico https://www.youtube.com/c/UFToficial

O conceito da quíntupla hélice da inovação vem ao encontro da inclusão do meio ambiente aos demais atores que são: universidade, indústria, Governo e sociedade civil.

A ATI foi representada pelo gerente de Inovações Tecnológicas, Vagner Cassol. Ele afirma que a Agência tem papel fundamental no processo de construção de projetos inovadores. Exemplo disso é a inteligência artificial, que está sendo desenvolvida para atendimentos rápidos e assertivos de serviços de tecnologia da informação no Governo. “Temos um modelo que combina conhecimento, know-how e o sistema natural-ambiental, de forma multidisciplinar, que transforma inovação em soluções realmente eficientes para os cidadãos como, por exemplo, o desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de oferecer atendimentos rápidos, a qualquer momento, e mais assertivos para as demandas de tecnologia da informação”, destaca.

A mesa redonda foi mediada pelo professor do curso de Ciências Contábeis/Câmpus de Dianópolis, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Gabriel Machado e contará, ainda, com a participação da professora doutora da Unitins, Maria Regina Teixeira; do integrante do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins, Arthur Prudente; do doutorando em Política Científica e Tecnológica da Unicamp, Marco Antônio Baaleeiro Alves; e dos jornalistas e representantes do site Norte Agropecuário, Cristiano Machado e Daniel Machado. 

keyboard_arrow_up