Agência de Tecnologia da Informação inova e padroniza sistema que fará a gestão de diárias no Governo

Ferramenta possibilitará o controle das solicitações de viagens, relatórios e ordens de pagamento das diárias
por Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
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Superintendente de Sistemas de Informação, Marinaldo Oliveira, ressalta que, anteriormente, havia mais de 15 sistemas de diárias distribuídos em diversos órgãos - Foto: Thaís Ramalho/Governo do Tocantins

Desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), o novo Sistema de Diárias do Governo do Tocantins estará disponível, gradativamente, a todos os órgãos públicos do Estado a partir de setembro. A ferramenta possibilitará o controle das solicitações de viagens, relatórios e ordens de pagamento das diárias. 

Com o novo sistema, os servidores poderão criar solicitações de diárias com itinerários, tipos, custeios, incluir servidores e colaboradores eventuais. A plataforma é integrada à estrutura organizacional, ao Sistema Planeja e ao Sistema de Gestão de Documentos (SGD). Por meio dela, será possível criar documentos como solicitações, portarias, relatórios de viagens, geração de ordem de pagamento e realizar o bloqueio de solicitações de viagens para servidores que, porventura, possuírem relatórios pendentes no sistema. 

O presidente da ATI, Thiago Maciel, destaca a importância do sistema para os órgãos públicos do Governo. “O sistema veio para centralizar e padronizar o processo de diárias do Estado, promover mais controle, transparência e facilitar o fluxo de trabalho de cada órgão”, afirma.

O superintendente de Sistemas de Informação, Marinaldo Oliveira, garante que, com a criação de um sistema integrado de gestão de diárias, a ATI cumpre o seu papel de órgão gestor de tecnologia. “Uma gestão feita por meio da racionalização recursos que beneficia, diretamente, o contribuinte haja vista que anteriormente havia mais de 15 sistemas de diárias distribuídos em diversos órgãos para o mesmo propósito demandando, dessa forma, alto custo de manutenção”, assegura. 

Funcionamento

Na prática, o gestor poderá cadastrar a solicitação de viagem e o servidor ficará responsável por emitir relatórios de viagens no Portal do Servidor. Cada órgão terá um administrator responsável pelo gerenciamento das informações dentro do sistema e um responsável pelo controle das informações financeiras relacionadas ao pagamento das viagens.

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