Visitantes relatam experiências de descobrir o Tocantins na Abav Expo Collab 2021

Descobrir o Tocantins tem sido uma experiência única para as centenas de visitantes que passam pelo estando do estado na Abav Expo & Collab, que acontece em Fortaleza, Ceará
por Henrique Lopes/Governo do Tocantins
-
Artesanato e manifestação cultural dão novas cores ao turismo do Tocantins na Abav 2021 - Foto: Divulgação Ascom - Adetuc

Presente na maior feira de turismo da América Latina, o Estado do Tocantins tem apresentando em seu estande seus ritos, histórias e tradições que compõem a extensa colcha de retalho que é a cultura tocantinense que junto com paisagens de beleza ímpar em um paraíso natural, que reúne a biodiversidade da Amazônia, as riquezas do Cerrado e a exuberância do Pantanal, criam experiências inimagináveis para quem se aventura pelo estado mais novo do país. 

Em uma união inevitável, os roteiros do coração do Brasil propiciam aos turistas muito mais que um contato com a natureza, mas uma imersão em um mundo do turismo de aventura, ecoturismo, turismo de pesca, além do etnoturismo e turismo de experiência. “Todos ouvem falar do Tocantins tendo a referência o Jalapão, mas podemos descobrir, visitando o estande, que há outros inúmeros roteiros a serem explorados e comercializados. Isso com certeza tem sido um destaque, pois além do turismo estamos nos encantando com a cultura tocantinense”, conta a Nara Magalhães, empresária do Ceará, que atua no ramo de turismo de aventura. 

 

A integração da cultura tocantinense aos roteiros turísticos tem sido um diálogo constante entre expositores, visitantes e de instituições ligadas ao trade, durante toda a feira. "Como conhecedora da história das comunidades quilombolas, vejo nesta Abav o Estado apresentando uma nova forma das pessoas conhecerem o seu turismo, que sempre foi vendido muito pelas paisagens, mas que agora percebe que não pode mais receber visitantes sem que ele conheça a história do Tocantins e sua cultura, pois isso agregará mais valor aos roteiros de um dos lugares mais desejados do Brasil”, afirma Mariane Costa fundadora do Instituto Vivejar, reconhecido pelos principais prêmios de turismo sustentável do Brasil.

 

Mesmo quem já visitou Tocantins ficou impressionado com outras possibilidades de redescobrir novas vivências nos mesmos destinos. Para o casal Marauê e a Raquel, que viajam pelo Brasil a bordo de um motorhome e passaram mais de um mês percorrendo o Estado, a experiência de conhecer o Estado é única. “Todos devem conhecer o Tocantins. É um estado com atrativos ainda pouco explorados e uma cultura muito rica. Ficamos apaixonados durante os dias que passamos pelo Tocantins. Aqui na Abav visitamos o estande para matar um pouco da saudade que temos de um dos melhores lugares por onde já passamos”, revela o casal. 

Cumprindo as medidas de segurança e prevenção ao Covid-19, o Tocantins buscou inovar no estante ao apresentar diferentes manifestações culturais nos três dias de exposição. Entre as atrações apresentadas na feira estavam povos indígenas, a tradição das Cavalhadas em Taguatinga e a dança, simbolizadas pela suça e catira. A representatividade do artesanato tocantinense também fez parte do estande de 80m², com o tradicional capim dourado, das peças produzidas pelas comunidades indígenas e das biojoias feitas do coco babaçu, fizeram a alegria dos visitantes que puderam levar para casa um pouco da cultura do Tocantins. 

Já a gastronomia atraiu os paladares mais refinados e encantou quem experimentou da paçoca de carne de sol e do amor perfeito, produzido na cidade de Natividade. "Eu achei o Amor Perfeito muito bom, se parece muito com um biscoito de goma que temos por aqui, porém ele é melhor porque é mais docinho. O stand do Tocantins é incrível, bem diverso e os produtos que são entregues, remete muito bem a cultura do Tocantins. Para alguém que não conhece, ao visitar o estande ele consegue ter uma noção ampla do Estado”, ressalta o turismólogo Felipe Silvério. 

Para o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, a busca dos visitantes pelo Tocantins na ABAV Expo & Collab representa o anseio dos turistas e investidores em visitar o estado neste período de retomada. "Nosso foco foi trazer essa pluralidade dos destinos, dos roteiros e da nossa cultura. Apresentando ao mundo o Tocantins como somos, diverso, alegre, multicultural. Por determinação do Governador Mauro Carlesse temos ampliado os investimentos em turismo e buscado mostrar para o mundo as potencialidades do turismo tocantinense”, frisou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

 

Estande do Tocantins evidência cultura e integração dos roteiros turísticos - Divulgação Ascom-Adetuc
Casal Marauê e a Raquel, que viajam pelo Brasil a bordo de um motorhome mata a saudade do Tocantins na Abav - Divulgação Ascom - Adetuc
keyboard_arrow_up