Técnicos de turismo do Estado mobilizam empresários de Lagoa da Confusão para ações de fortalecimento

Inventário, Cadastur e formação de conselho foram temas abordados em reunião
por Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
-
Ação fará a inventariação das empresas de Turismo e prestadoras de serviços, bem como dos atrativos e manifestações culturais da região. - Foto: Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

A mobilização dos empresários do trade turístico de Lagoa da Confusão em torno da participação efetiva nas decisões voltadas ao segmento foi o foco da reunião desta quinta, 8, na Câmara Municipal. O encontro foi promovido pela equipe da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em parceria com a Prefeitura, e contou com boa participação.

Mayna Bezerra, gerente de Projetos Estratégicos e responsável técnica pela Região Turística da Ilha do Bananal, apresentou a equipe e abordou a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que traz benefícios como a visibilidade dos prestadores, o acesso a linhas de crédito e a participação em feiras e eventos. Para os turistas, a busca de empresas cadastradas garante segurança, já que as mesmas precisam estar legalizadas. A atualização de dados ocorre a cada dois anos.

Kleyriane Aguiar, gerente de Produtos Turísticos, apresentou o Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, que tem o objetivo de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão descentralizada e a promoção do setor em nível nacional. Ressaltou a importância da iniciativa privada. "O município precisa de vocês, o Turismo é uma atividade essencialmente privada", ressaltou Kleyriane, explicando as exigências para a permanência do município no Mapa do Turismo, como a instalação de um Conselho Municipal de Turismo forte e atuante.

O trabalho de inventariação das empresas de Turismo e prestadoras de serviços, bem como dos atrativos e manifestações culturais da região foi lembrado pelo gerente de Pesquisas e Informações, Gabriel da Luz, ressaltando que todos os dados estarão inserido na Plataforma Integrada de Turismo (PIT), enquanto o gerente de Qualificação Técnica Wellington Rebelo, que pela segunda vez visita o município para acompanhar a manutenção dos protocolos de prevenção à Covid-19, reforçou a necessidade de seguir regras como uso de máscaras e álcool em gel, mesmo com o avanço da vacinação no município.

O secretário municipal de Turismo, Miguel Ângelo Gutierrez enfatizou que a parceria reforça a ligação entre  Estado e municipio. "Temos um potencial muito grande, com geração de renda pelo Turismo", pontuou, ressaltando o atendimento rápido da Adetuc, menos de um mês após reunião em Palmas.

A Adetuc permanece em Lagoa da Confusão até o próximo sábado, para o trabalho de inventariação de empresas, de aldeias indígenas das etnias Javaé e Krahô-Kanela, bem como implantação do Selo TO Seguro.

keyboard_arrow_up