Promoção de roteiros etnoturísticos e ações de incentivo ao turismo são destaques durante reunião da Adetuc com o município de Lagoa da Confusão

Em reunião, Adetuc e Prefeitura e Lagoa da Confusão preveem ações para fortalecimento do turismo na região da Ilha do Bananal.
por Henrique Lopes / Governo do Tocantins
Presidente da Adetuc visitará atrativos da Lagoa da Confusão. - Foto: Arquivo/Governo do Tocantins

O etnoturismo como uma alternativa sustentável de renda para comunidades indígenas e a consolidação do turismo nas cidades da região da Ilha do Bananal, estes foram dois temas tratados durante o encontro do presidente da presidente Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, com o secretário de administração de Lagoa da Confusão Miguel  Ângelo Gutierrez de Paula, é a gerente de turismo do município, Raimunda de Souza.

Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira, 09, o presidente da Adetuc acolheu as demandas do município, entre elas as solicitações de reestruturação do Conselho Municipal de Turismo, a implantação do Selo de TO Seguro e a inventariação turística da cidade, popular por ser um dos municípios estratégicos da região da Ilha do Bananal, que contempla uma a maior ilha fluvial do mundo com roteiros diversificados que contemplem  segmentos como pesca esportiva, observação de aves e etnoturismo.

De acordo com o secretário de administração de Lagoa da Confusão, Miguel  Ângelo, a gestão tem intensificado os trabalhos de ordenamento turístico e busca, portanto, estreitar os laços com o Governo do Estado, através da agência. “A Adetuc tem expandido a sua atuação e aberto um canal de apoio aos municípios que é essencial. Precisamos impulsionar o turismo de Lagoa da Confusão e contamos com o auxílio do Governo do Estado para implementar essas ações”, afirmou o Miguel  ngelo.

Já a gerente de turismo do município, Raimunda de Souza, destacou  as potencialidades a serem trabalhadas no município e região. "Temos um potencial imenso que pode ser trabalhado e com isso,  vamos ajudar as comunidades indígenas também a desenvolver o nosso turismo regional, atraindo tanto turistas como investidores”, ressaltou.

Ao falar sobre a cidade de Lagoa da Confusão e da região turística da Ilha do Bananal, reconhecida pela forte presença da população indígena tocantinense, que mantém vivas as tradições como a Festa Hetohoky e as bonecas Karajá “Ritxòkò”, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a preocupação do Governo do Estado do Tocantins em promover os roteiros turísticos e garantir que os municípios tenham autonomia para recepcionar investimentos e turistas. “Nosso principal papel hoje é incentivar o aumento das atividades turísticas em todas as regiões, aproveitando a nossa pluralidade de roteiros, bem como a nova demanda que tem surgindo e mostram os roteiros do tocantins como os mais buscados do país", concluiu Jairo Mariano ao confirmar uma visita ao município de Lagoa da Confusão.

"Parceria fortalece união para execução de ações do turismo no município", destaca presidente da Adetuc, Jairo Mariano. - "Parceria fortalece união para execução de ações do turismo no município", destaca presidente da Adetuc, Jairo Mariano.