Projeto com incentivo do Governo do Tocantins abre inscrições para oficina de som audiovisual profissional

Projeto oficina de som audiovisual ocorre nesta terça, 14, e quinta-feira, 16
por Wladimir Machado/Governo do Tocantins
-
Oficina abordará os fundamentos técnicos e tecnológicos envolvidos no processo de sonorização audiovisuais - Foto: Divulgação

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o projeto “Onze Minutos Entre Nós” oferece oficina de som audiovisual profissional nesta terça, 14, e quinta-feira, 16. A capacitação será ministrada de forma presencial por Chico Bororo, de Brasília (DF), onde os participantes aprenderão sobre som, sendo introduzidos aos fundamentos técnicos e tecnológicos envolvidos no processo de sonorização das produções audiovisuais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link encurtador.com.br/EIWZ0. Há   somente quatro vagas disponíveis. Outras informações podem ser solicitadas pelo email onzeminutoss@gmail.com

 A oficina de interpretação é parte do projeto “Onze Minutos Entre Nós”, que já ofereceu oficinas de elaboração de projetos culturais, roteiro audiovisual e interpretação para cinema.

“O Tocantins tem excelentes profissionais que atuam na produção audiovisual. Esse projeto é de grande importância, pois possibilita a troca de experiências a fim de aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos pelos nossos produtores aqui no Estado”, destaca o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ressaltando que uma produção audiovisual envolve uma equipe muito grande de pessoas, o que contribui para gerar emprego e renda.

Projeto

Proponente do projeto, o roteirista Thiago Omena explica que as oficinas foram construídas após diálogos com produtores do setor audiovisual estadual, que apontaram a necessidade de capacitação para o setor. Além da efetiva troca de experiências com os profissionais que já trabalham na área, o projeto prevê, ainda, a viabilização de um roteiro de um longa-metragem, baseado em fatos reais com título homônimo ao projeto.

Ainda de acordo com Thiago Omena, o projeto Onze Minutos Entre Nós entende que a arte é um agente ativo de transformação social e que essa transformação é validada quando é coletiva. “Visamos o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual tocantinense, por meio da capacitação, por oficinas temáticas, para os profissionais do setor cultural do Estado”, declara o artista. 

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Audiovisual, do Governo do Estado, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

keyboard_arrow_up